FUNDO DE GARANTIA EMITE ACIMA DE KZ 21 394 MILHÕES EM CRÉDITO

O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) emitiu, de Janeiro a Dezembro de 2020, vinte garantias no valor de 21, 394 milhões de kwanzas para financiamentos junto da banca, soube hoje a ANGOP.

A garantia do FGC era para assegurar a disponibilidade de crédito da banca comercial no valor de 29 213 milhões de kwanzas a empresários.

Das 20 garantias emitidas, quatro processos fazem parte do Projecto de Apoio ao Crédito (PAC) e outros 16 ao abrigo do Aviso 10/20, de 3 de Abril do Banco Nacional de Angola (BNA).

Os dados fornecidos pelo FGC, à margem da conferência sobre “As vantagens das sociedades de garantia de crédito”, um evento realizado pelo Inapem, em parceria com o BNA e o FGC, dão conta que só para assegurar os quatro processos do PAC, o FGC teve de garantir mais de 4 323 milhões de kwanzas, para um financiamento de  Kz 6 113 milhões.

Para os projectos de financiamento à economia real, no âmbito do Aviso 10/20,  a garantia foi de mais de 17 071  milhões de kwanzas, para um financiamento de 23 099 milhões de kwanzas, do conjunto de 16 processos aprovados.

Desde o início da sua actividade, em 2012, até 31 de Março de 2020, o FGC emitiu 476 garantias, num total de 110 935 milhões de kwanzas, para financiamentos na ordem de 167 212 milhões de kwanzas.

Destas, duas garantias pertencem ao Projecto de Apoio ao Credito (PAC), num total de 2 508 milhões de kwanzas, para financiamentos na ordem dos Kz 3 694 milhões.

A solicitação para a emissão de garantias públicas é feita por duas formas, sendo a primeira por via do pedido de um crédito a nível nacional, na agência bancária mais próxima do promotor, e a segunda pela submissão dos processos junto da sede do FGC, em Luanda.

Actualmente, o FGC trabalha para garantir que as iniciativas para o fomento da produção nacional sejam alcançadas através da emissão de garantias públicas, das quais fazem parte o Aviso nr.10/20 do BNA, de 3 de Abril, sobre a concessão de crédito ao sector real da economia e, por outro lado, o Projecto de Apoio ao Crédito (PAC).

O Fundo de Garantia de Depósitos (FGD) garante o reembolso dos depósitos constituídos nas instituições de crédito suas participantes caso se verifique uma situação de indisponibilidade de depósitos nalgumas dessas instituições.

Criado em 2012, por Decreto Presidencial, o Fundo de Garantia de Crédito (FGC Angola) está vocacionado à facilitação do acesso ao crédito a empresas e empresários que não conseguiam aceder ao sistema financeiro por falta de garantias.

FacebookTwitterGoogle+