Francisco da Cruz foi a Washington

Uma delegação do Ministério das Relações Exteriores, chefiada pelo director da Direcção América, Francisco José da Cruz, visitou os Estados Unidos da América   com o objectivo de estabelecer contactos no âmbito do Acordo para o Diálogo de Parceria Estratégica entre os dois países e na esteira das discussões mantidas, em Luanda, entre o ministro das Relações Exteriores, George Chicoti, e o Secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

A agenda de trabalho da visita do director da Direcção América do Ministério das Relações Exteriores incluiu contactos sobre questões bilaterais, regionais e a preparação da Cimeira de Líderes EUA-África.

No que diz respeito às questões bilaterais, as discussões centraram-se na parceria estratégica, a preparação da próxima reunião bilateral, bem como as formas de aumentar a cooperação entre Angola e os Estados Unidos da América, refere o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.

Francisco da Cruz teve encontros com a secretária de Estado Assistente para os Assuntos Africanos, Linda Thomas-Greenfield, com o responsável no Departamento de Estado do Gabinete para Monitorar e Combater o Tráfico de Seres Humanos, embaixador Luís CdeBaca.

Com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), a delegação angolana abordou questões ligadas à desminagem, refugiados, migração e energia.

Em relação às questões regionais, as partes passaram em revista a situação na Região dos Grandes Lagos e o empenho da presidência angolana na Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos na procura da paz e estabilidade regional.

Francisco da Cruz encontrou-se igualmente com o enviado especial para a Região dos Grandes Lagos, Russ Feingold, e com o recém-nomeado representante especial para a República Centro-Africana, embaixador Stuart Symington.

Sobre a Cimeira de Líderes EUA-África,  as partes discutiram aspectos ligados à preparação do evento e à participação de Angola. Neste âmbito, a delegação angolana encontrou-se, no Departamento de Estado, com o director de Política para a Cimeira de Líderes EUA-África, embaixador Michael Battle e, na Casa Branca, com o assistente especial do Presidente Barack Obama e director sénior para África, Grant Harris.

O director da Direcção América do Ministério das Relações Exteriores manteve igualmente um encontro com a recém-nomeada embaixadora dos EUA em Angola, Helen LaLime, com quem abordou questões de interesse bilateral.

FacebookTwitterGoogle+