França investe no interior

Fotografia: Casimiro José

Fotografia: Casimiro José

A França aposta na diversificação dos investimentos em Angola, com a expansão de várias acções ao interior do país, afirmou, em Wako Cungo, a conselheira económica da Embaixada, na cerimónia de abertura da Expo Cuanza Sul.

Catherine Dumarche disse que o governo do seu país está apostado em intensificar em vários domínios a cooperação com Angola nos vários domínios, sem descurar investimentos nas províncias.
A diplomata salientou o interesse da participação em iniciativas fora da capital para se conhecerem as necessidades das localidades. Na feira estiveram representadas 12 empresas francesas dos ramos de petróleos, energia renovável, logística, saneamento e consultoria.
O presidente do Conselho de Administração da Feira Internacional de Luanda (FIL), Matos cardoso, disse que “o Cuanza-Sul tem as características de um território próspero, quer para o desenvolvimento económico e social, quer para promoção da cultura e que “a exploração dos seus recursos naturais é fundamental para o surgimento  de indústrias competitivas”
Mato Cardoso realçou a importância da Expo Cuanza-Sul “na dinamização do crescimento da província”. Na feira, que teve por lema “Cuanza-Sul na Rota do Desenvolvimento Agro-Industrial e Pescas” foram mostradas as potencialidades da agro-alimentar, energia e águas, agro-indústria, pescas e indústria.
O governador provincial disse que a Expo Cuanza-Sul tivera como objectivo “o renascimento dos pólos industriais que se pretendem instalar nos municípios de Porto Amboim, Quibala e Cela”.
Eusébio de Bito Teixeira considerou a feira “oportunidade única para o estabelecimento de novas parcerias” e pólo de “atracção de investidores, transferência de tecnologias e de viabilização dos mecanismos de produção e comercialização dos produtos locais”.

FacebookTwitterGoogle+