França enaltece papel pacificador de Angola

Fotografia: Kindala Manuel

Fotografia: Kindala Manuel

O secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, recebeu em audiência os embaixadores da França, Claude Moyre, da Guiné Conacri, Hadj Bangaly Dabo, e encontrou-se com o embaixador turco acreditado em Angola, Ihsan Kiziltan.

Os encontros giraram em torno da cooperação entre os Estados nos seus diversos domínios.

O embaixador francês Claude Moyre disse que o encontro com o secretário de Estado angolano permitiu passar em revista aspectos relacionados com a candidatura de Angola a membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a situação de estabilização e pacificação da Região dos Grandes Lagos. “O secretário de Estado acaba de lançar oficialmente a campanha de Angola para membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Era importante ter uma ideia e uma nítida noção sobre os objectivos da candidatura de Angola nesse âmbito”, sublinhou Claude Moyre.

O diplomata francês destacou o papel de Angola na presidência da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e do seu empenho no processo de pacificação da região. “Angola está a fazer um trabalho impressionante para solucionar o problema da paz e da segurança dessa região”, disse.

O embaixador da Guiné Conacri, Hadj Bangaly Dabo, foi também recebido em audiência pelo secretário de Estado Manuel Augusto com quem abordou assuntos de natureza islâmica, já que existe no país uma considerável comunidade muçulmana de origem guineense. “Há problemas nesse sentido e por isso discuti com alguma profundidade este aspecto com o secretário de Estado”, disse Hadj Bangaly Dabo.

A imigração de guineenses para Angola é outra das questões que preocupa o diplomata, que em relação ao vírus do ébola disse que tudo está a ser feito para que não se transforme numa pandemia. Por isso, explicou, têm tido até agora a ajuda de muitos países e organizações para evitar que o vírus se alastre.

Navios turcos

Aprofundar as relações entre os dois países foi o tema do encontro entre o secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e o embaixador da Turquia acreditado em Angola, Ihsan Kiziltan. Além disso, falaram também de aspectos relacionados com as transacções comerciais entre os dois países.

O embaixador turco anunciou, no âmbito das relações sociopolíticas e económicas, a vinda de navios turcos a Angola. As relações económicas entre Angola e Turquia são boas e tem havido um intercâmbio crescente entre os dois países no domínio do investimento. Sem avançar dados estatísticos sobre o volume das trocas comerciais, o embaixador disse ao Jornal de Angola que a tendência do investimento turco em Angola é para crescer.

Ihsan Kiziltan disse esperar que os angolanos invistam também no seu país. A Turquia tem exportado para Angola produtos diversos, como o aço, têxteis, produtos alimentares, bem como materiais de construção.

Apesar de a Turquia ter reconhecido Angola logo após a sua Independência, a Embaixada de Angola na Turquia foi aberta há três anos.

FacebookTwitterGoogle+