Forças policiais redobram esforços no combate aos crimes violentos

DELEGADO PROVINCIAL DO INTERIOR COMISSÁRIO FRANCISCO RIBAS FOTO: AURÉLIO JANEIRO

DELEGADO PROVINCIAL DO INTERIOR COMISSÁRIO FRANCISCO RIBAS
FOTO: AURÉLIO JANEIRO

20 Dezembro de 2019 | 10h13 – Actualizado em 20 Dezembro de 2019 | 10h15

As acções de asseguramento policial da quadra festival, ao nível da província do Huambo, vão prestar atenção especial ao combate dos crimes violentos, sobretudo os cometidos com recursos à mão armada nesta região do país, garantiu hoje, sexta-feira, o delegado local do Ministério do Interior, Francisco Monteiro Ribas.

O delegado do Ministério do Interior, que falava durante a formatura de apresentação das forças e meios para o asseguramtento da quadra festiva, disse que as acções de combate aos crimes violentos serão implementadas através do reforço das estratégias de prevenção com o aumento dos níveis de patrulhamento e de policiamento nas comunidades.

Estas mesmas acções, continuou, têm por objectivo garantir a tranquilidade e a segurança dos cidadãos durante a festa natalícia e a passagem de anos.

Para o efeito, disse estarem  mobilizados certa de mil e 850 efectivos afectos aos diversos órgãos executivos do Ministério do Interior, devidamente preparados, e disponíveis vários meios rolantes e de outros equipamentos, que serão utilizados para neutralizar as acções dos meliantes.

De acordo ainda com o responsável, que assegurou na ocasião que o mesmo plano será executado nos dias subsequentes à quadra festiva, pretende-se deste modo reduzir os níveis de crimes da mesma natureza registados nos últimos dias na província, com destaque para o caso ocorrido numa das dependências comerciais situada no bairro do São João, tendo como resultado dois mortos e o roubo de uma soma avultada de valores monetários.

Francisco Monteiro Ribas disse igualmente que as forças de  ordem interna na província vão igualmente trabalhar no combate às demais infracções criminais que também têm comprometido a ordem pública e tranquilidade dos cidadãos, assim como a prevenção dos casos de sinistralidade rodoviária e suas consequências, que durante a quadra festival têm causado a morte de muitas pessoas e prejuízos avultados em bens materiais.

A província do Huambo possui uma extensão territorial de 35.771 quilómetros quadros e uma população de dois milhões, 519 mil e 309 habitantes, distribuídos em 11 municípios.

FacebookTwitterGoogle+