Financiadores internacionais promovem a soja de Angola

A Corporação Financeira Internacional (IFC), do Grupo Banco Mundial, com o apoio da União Europeia e do Governo do Japão, realiza um evento em Luanda, esta quarta-feira, para discutir o potencial da indústria da soja, com vista a impulsionar os mercados agrícolas, a indústria local e o crescimento económico.

O encontro promove, também, o potencial do grão de soja em Angola e o papel central deste produto no desenvolvimento das cadeias de valor da agricultura e indústria do país, nomeadamente de proteína animal e óleo alimentar, para ajudar a reduzir a dependência das importações de alimentos e apoiar os esforços do país para diversificar a economia.

O evento acolherá apresentações dos principais actores da cadeia de valor, como Mário Caetano João, ministro da Economia e Planeamento, David Maciel, do grupo Carrinho Agri e António Domingos, director da Fazenda Lucalagro, e será moderado por Indira Campos, do escritório da IFC de Angola.

Do evento aguarda-se pelo estímulo de discussões concretas e animadas entre agricultores, indústria, autoridades públicas, sector financeiro e outros actores relevantes ao longo da cadeia de valor, para ajudar a identificar os desafios, soluções e o papel chave de cada actor na realização deste objectivo comum.

Actualmente, Angola importa mais de 70 milhões de dólares de óleo de soja e mais de 360 milhões de dólares de carne, dos quais 260 milhões de dólares só com frango. Hoje, a produção local de carne tem encontrado dificuldades, devido a uma escassez de matérias-primas para a alimentação animal, na qual os derivados da soja representam uma componente importante.

Para Angola, isto representa uma oportunidade para aumentar a produção local e, também, aumentar o valor acrescentado do país.

FacebookTwitterGoogle+