Fida investe USD 50 milhões na agricultura

Financiamento do Fida visou fundamentalmente comunidades rurais FOTO: ROSÁRIO DOS SANTOS

Financiamento do Fida visou fundamentalmente comunidades rurais
FOTO: ROSÁRIO DOS SANTOS

05 Abril de 2018 | 14h09 – Actualizado em 05 Abril de 2018 | 15h39

Cerca de 50 milhões de dólares norte-americano foram disponibilizados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) para apoiar projectos agrícolas em Angola, informou hoje o presidente da instituição, Gilbert Houngbo.

Esse financiamento decorre de um acordo que Angola e o FIDA assinaram, em Roma (Itália), em 2009, na Cimeira Mundial sobre Segurança Mundial, e que começou a ser implementado em 2010.

Até 2017, foi financiado o Projecto de Desenvolvimento de Pequenos Agricultores e Comercialização do Cuanza Sul e da Huíla, orçado em USD 38,2 milhões, incluindo o empréstimo de USD 28,8 milhões do FIDA e um co-financiamento do Governo de Angola de 8,2 milhões e USD 1,1 milhões dos próprios beneficiários.

O presidente do FIDA deu essa informação no final de um encontro com o ministro das Finanças, Archer Mangueira, testemunhado pelo titular da pasta da Agricultura e Florestas, Marcos Nhunga.

Fez uma avaliação positiva dos projectos financiados pelo FIDA e pelo governo angolano, depois de uma visita aos empreendimentos agrícolas desenvolvidos nas províncias de Malanje e Bié.

Nos projectos que visitou, realçou o envolvimento das mulheres e enalteceu também o projecto agrícola que está a ser desenvolvido pelos antigos combatentes.

Considerou importante o desenvolvimento agrícola que Angola está a demonstrar e que revela capacidade depois de 16 anos de paz efectiva.

Enalteceu igualmente o papel da liderança da nação angolana, através do Ministério da Agricultura e Florestas, que tem estado a desenvolver projectos que estão dentro do âmbito da estratégia do desenvolvimento nacional.

Por sua vez, o ministro das Finanças, Archer Mangueira, afirmou que o FIDA tem sido um parceiro do governo angolano no apoio ao desenvolvimento das comunidades rurais, por esta razão Angola prioriza este sector.

Considerou, igualmente, positiva a parceria com o Fida e que a estadia do presidente desta organização servirá para definir as formas como serão implementados os novos projectos.

Desde 1991, o FIDA já financiou seis programas e projectos de desenvolvimento rural em Angola, num valor de 139,7 milhões de dólares, beneficiando directamente 261 mil 600 famílias rurais.

FacebookTwitterGoogle+