Felicitações no aniversário de Cabo Verde

Fotografia: Jaimagens

Fotografia: Jaimagens

Uma mensagem do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, para o seu homólogo de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, foi entregue ontem na Cidade da Praia.

Foi portador da mensagem o ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, que representou o Chefe de Estado angolano no acto solene de celebração do 40.º aniversário da independência de Cabo Verde, realizado domingo na capital cabo-verdiana.
Uma das cinco antigas colónias de Portugal em África, Cabo Verde ascendeu à independência em 5 de Julho de 1975, quatro meses antes de Angola. A República de Cabo Verde é um país insular localizado num arquipélago formado por 10 ilhas vulcânicas na região central do Oceano Atlântico, a cerca de 570 quilómetros da costa da África Ocidental, numa área total de pouco mais de quatro mil quilómetros quadrados.

Avanço firme e decidido

Por ocasião do 40.° aniversário da Independência de Cabo Verde, também o bureau político do comité central do MPLA, em nome de toda a massa militante do partido, endereçou ao povo cabo-verdiano e ao PAICV “as mais calorosas” felicitações.
“Neste momento de júbilo, o MPLA rememora o papel decisivo desempenhado por inúmeros patriotas cabo-verdianos que, sob a condução clarividente e destemida de Amílcar Cabral, tudo fizeram para que fosse proclamada a República de Cabo Verde, inserida no concerto das nações livres do Mundo”, diz a mensagem enviada à direcção do PAIVC.
A mensagem sublinha que “o MPLA alegra-se por constatar que Cabo Verde avança firme e decididamente, com a valiosa contribuição do PAICV, na senda do desenvolvimento, como bem ilustram os elevados índices de crescimento económico que tem vindo a registar nos últimos anos” e reafirma o desejo do partido no poder em Angola de “estreitar cada vez mais as excelentes relações de amizade e de cooperação existentes entre ambos os povos, partidos e governos”.

FacebookTwitterGoogle+