Feira da Banana superou as expectativas

Fotografia: Edmundo Eucílio

Fotografia: Edmundo Eucílio

A quinta edição da Feira da Banana de Produção Nacional, que decorreu de 26 a 29 deste mês sob o lema “Diversificação da produção para promover o crescimento económico”, no mercado do Panguila, município do Dande, arrecadou um volume de negócios acima dos 240 milhões de kwanzas.

Segundo o vice-governador para a esfera económica da província do Bengo, Domingos Guilherme, que falava durante o encerramento do certame, a Feira permitiu ainda uma venda de mais de 20 milhões de kwanzas de outros produtos agrícolas que foram expostos no local.
Domingos Guilherme fez saber que a quinta edição da Feira da Banana de Produção Nacional superou as expectativas, com a presença no evento de 326 expositores contra os 229 do ano passado.
“Nesta Feira, os expositores mostraram que a crise não serve para lamentar nem para mendigar, a crise serve para criar oportunidades de negócios”, declarou.
Domingos Guilherme realçou que os pequenos e grandes expositores das associações de camponeses e cooperativas agrícolas tornaram possível a realização da Feira e mais uma vez foi alcançado o objectivo, promover os produtos nacionais.
“Queremos agradecer à Agência Geral Tributária, que contribuiu muito para dar a conhecer aos cidadãos a importância do pagamento dos impostos no sentido de poderem participar de forma activa no desenvolvimento do país e em particular da província do Bengo”, disse.

Organização acima da média

Os 326 expositores da Feira da Banana de Produção Nacional mostraram-se satisfeitos com o nível de organização e o volume de negócios realizado. Natércia Seguro, directora comercial da Fazenda Águas Claras, disse ao Jornal de Angola que o objectivo foi alcançado quer na organização como no volume de negócios realizado.
Natércia Seguro sublinhou que a sua empresa levou para a Feira banana e batata.  Já João Macedo, director-geral da Nova Agrolíder, que venceu esta edição da Feira da Banana de Produção Nacional, disse que o objectivo foi, uma vez mais, cumprido.
João Macedo referiu que o grande objectivo da sua empresa é aumentar a produção nacional e fazer com que as famílias angolanas possam obter no mercado os produtos do campo a preços baixos e o país possa reduzir a importação. Outro objectivo é exportar os produtos.

FacebookTwitterGoogle+