Federação assina acordo com homóloga da Rússia
Um protocolo para parceria técnica vai ser assinado, no próximo mês de Dezembro ou Janeiro de 2015, em Moscovo, entre a Federação Angolana de Boxe (FABOXE) e similar da Rússia, anunciou ontem ao Jornal de Angola o presidente da instituição, Carlos Luís.
Além da área para a formação de técnicos, árbitros e atletas (olímpicos e profissionais, a FABOXE vai beneficiar, também de estágios para a Selecção Nacional na Rússia e garantir algumas competições, em Luanda e Moscovo.
Carlos Luís disse que, após a assinatura do protocolo, alguns técnicos russos vão estar disponíveis para trabalhar em Angola com treinadores nacionais. O memorando contempla ainda a construção de ginásios nas 18 províncias do país, contando com a colaboração dos governos locais na cedência do direito de superfície de terra. Os ginásios vão ser construídos em estrutura metálica, mas com equipamento adequado para a prática do boxe no recinto desportivo.
Carlos Luís anunciou que foi proposto aos homólogos russos a construção de um centro de alto rendimento de boxe na província do Huambo, equipado com piscina e pista de atletismo.
O presidente da FABOXE mostrou-se preocupado com o momento actual da modalidade em Luanda, onde os clubes exigem a demissão do actual elenco da Associação Provincial (APBL).
O dirigente desportivo constatou o desânimo, na terça-feira, após uma visita de auscultação ao Interclube, no bairro Rocha Pinto, onde manteve um encontro com o presidente de direcção do clube do Ministério do Interior.