FAA programa 45 acções de formação em dois anos
Quarenta e cinco acções de formação serão realizadas em todo o país pela Federação Angolana de Atletismo (FAA) entre 2015 e 2016, no âmbito do plano estratégico de desenvolvimento da modalidade, apresentado esta quinta-feira nas instalações da Galerias dos Desportos, em Luanda.
O facto foi divulgado durante uma palestra, enquadrada nos festejos dos 36 anos de existência da Federação, fundada a 19 de Fevereiro de 1979, que teve como prelector o antigo praticante, Bernardo Manuel, coordenador do projecto de formação.
De acordo com o palestrante, o curso de três níveis (1, 2 e 3), enquadra-se num plano operacional da estratégia 2014-2025, concebido para maximizar o trabalho dos actuais técnicos, que em número reduzido prestam serviço em prol da modalidade. Indicou que o plano terá abrangência nacional e será aplicado de forma faseada, obedecendo regras didácticas para o alcance dos objectivos preconizados.
Para este projecto, Bernardo Manuel, professor de educação física em Lisboa (Portugal) e participante nos jogos olímpicos de 1980, em Moscovo, será auxiliado por quadros angolanos, cubanos e portugueses. O também vencedor das provas de pista dos 5 e 10 Mil metros, nos II jogos da África Central, disputados no país em 1981, afirmou que a formação é a questão mais complexa em qualquer sociedade.
“É mais fácil construir grandes infra-estruturas do que formar. Existem muitos estádios, pavilhões e muitas quadras desportivas construídas, mas falta quem cuida delas”, justificou. O projecto, já aprovado pelo Ministério da Juventude e Desportos, entra em vigor este ano assim que forem disponibilizadas as verbas (cerca de Um Milhão e Quinhentos Mil Dólares – um dólar equivale a 100 kwanzas).
O acto contou com presenças dos presidentes e directores técnicos das associações provinciais e ex-praticantes da modalidade.