Inaugurada Exposição Fotográfica “Angola 40 Anos” Independência, Paz, Unidade Nacional E Desenvolvimento

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA "ANGOLA 40 ANOS

Foi inaugurada esta sexta-feira, em Lisboa, uma exposição fotográfica que documenta o percurso político do malogrado Dr. António Agostinho Neto, Fundador da Nação e Herói Nacional, e Eng.º José Eduardo dos Santos, Presidente da República e Arquitecto da Paz.

 A exposição, que estará patente ao público até ao dia 17 de Setembro no Hall de Exposições da Embaixada de Angola em Portugal, insere-se nas comemorações dos 40 Anos da Independência de Angola.

 O património fotográfico agora exposto, inclui fotografias em locais e situações tão díspares como, em frentes de combate, participação em cimeiras, encontros com a população, momentos desportivos e culturais, audiências com homólogos africanos, europeus e mundiais, podendo ainda divisar-se fotografias da juventude de ambos. A exposição foi inaugurada pela Encarregada de Negócios a.i, a conselheira Joana Feijó.

 Durante o acto solene de inauguração, a Encarregada de Negócios a.i., Joana Feijó, disse que o evento visa aproximar as gerações mais novas à história destes dois digníssimos filhos de Angola, a quem muito devemos. Adiantou ainda que a vida, obra e legado dos mesmos não só devem ser perpetuados mas acima de tudo constantemente enaltecidos.

 Em declarações à imprensa, Joana Feijó sublinhou que o percurso de vida, a conduta exemplar e os elevados valores morais de Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos, devem servir de exemplo e modelo a seguir pelas gerações vindouras, pois quer Agostinho Neto como José Eduardo dos Santos em espírito de abnegação dedicaram-se de corpo e alma à defesa dos mais nobres interesses da Pátria.

 Advogou ainda que o percurso por eles traçado deve ser motivo de um estudo aprofundado por parte de académicos e jovens estudantes.

 Durante o acto, onde foram cantados os Parabéns e o respectivo corte do bolo, por ocasião do 73º Aniversário Natalício do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, estiveram ainda presentes, os cônsules de Angola em Lisboa e Porto, Cecília Baptista e Domingos Custódio Vieira Lopes, respectivamente, a viúva do Fundador da Nação, Maria Eugenia Neto, o Juiz Conselheiro do Tribunal Constitucional, Onofre dos Santos, Diplomatas, entidades eclesiásticas, membros da comunidade, entre outros.

 

 

FacebookTwitterGoogle+