Eximbank disponibiliza 170 milhões de dólares para projectos no interior do país

Foto: Angop

Foto: Angop

O Eximbank da China vai disponibilizar 170 milhões de dólares ao Executivo angolano para a realização de três projectos – Aproveitamento Hidroeléctrico de Chiumbe-dala e a sua subestação do Luena, na província do Moxico, o Agro-industrial do Cuimba, no Zaire, e o instituto de Formação de Gestão Económica e Comercial dos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP), cuja sede estará em Lubango (Huíla).

Para o efeito, o ministro angolano das Finanças, Armando Manuel, e o vice-presidente do Eximbank, Yuan Xingyong, rubricaram hoje, em Luanda, um acordo que representa a cedência do montante ao Executivo.

Em declarações à imprensa, o responsável chinês disse que o acordo enquadra-se nas boas relações entre Angola e a China e no contributo do país asiático para o processo de desenvolvimento do país.

Angola e o Eximbank da China já rubricaram vários protolcolos desde 2004, altura em que começou a cooperação entre ambos. Até ao momento, os financiamentos do Eximbank da China aos projectos nacionais já alcançaram dez biliões de dólares.

O acordo entre a instituição bancária chinesa e o Executivo angolano surge numa altura em que o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, anunciou a doação de 180 milhões de Yuans (1 Yuans equivale a 16 Akz) para apoiar o desenvolvimento de Angola.

O responsável terminou uma visita de 48 horas em Luanda, onde, dentre várias actividades, foi recebido no Palácio Presidencial pelo Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos.

FacebookTwitterGoogle+