Exercício militar da SADC é lançado hoje em Luanda
O exercício de forças especiais dos Estados-membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que Angola acolhe este ano, é lançado hoje, num acto a ter lugar no edifício do Ministério da Defesa Nacional, em Luanda.
O acto é presidido pelo coordenador do exercício, tenente-general João da Cruz Fonseca, chefe da Direcção de Forças Especiais do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas. O exercício de forças especiais dos Estados membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral , denominado “Vale do Keve 2014″, decorre entre 1 de Agosto e 13 de Setembro na região de Waku-Kungu, município da Cela, província do Cuanza Sul.
O “Vale do Keve” tem como objectivo efectuar um exercício conjunto e combinado das forças especiais da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral , visando a sua preparação para enfrentar invasões e calamidades naturais.
O director e comandante do exercício, brigadeiro João Paulo, disse recentemente que as forças armadas da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral precisam de criar coesão e combinar a actuação conjunta, com vista ao seu emprego em operações de resposta a crises e intervenção em situação de paz, sob a égide das Nações Unidas.
O brigadeiro João Paulo justificou a escolha da região do Waku-Kungu pelas condições naturais e de infra-estruturas sociais que oferece para uma tarefa como esta, complexa e de grande envergadura.
O exercício conjunto e combinado das forças especiais da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral congrega militares de Angola, Botsuana, Ilhas Maurícias, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Suazilândia, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.