Executivo reafirma contínuo apoio ao investimento turístico

O Executivo angolano, por meio do Ministério da Cultura e Turismo (MCT), continuará a apoiar os projectos de investimento de iniciativa privada destinados a recuperação e a ampliação da rede hoteleira e reconstrução de infra-estruturas de apoio às actividades turísticas do país.

A garantia foi dada hoje, terça-feira, em Luanda, pelo director-geral do Instituto de Fomento do Turismo (Infotur), Afonso Vita, na abertura do programa de comemorações do Dia Mundial do Turismo, a assinalar-se dia 27 próximo, sob orientação do secretário de Estado para Turismo, Hélder Marcelino.

Afonso Vita referiu que o apoio surge como resposta ao desafio de transformar o país de apenas rico em recursos turísticos com rentabilidade adiada para um destino turístico apetecível, capaz de contribuir para a concretização da visão estratégica de diversificar a economia.

Acrescentou estar reservado ao sector privado um papel determinante, razão pela qual a cooperação público-privado afigura-se como uma estratégia incontornável, passando pela partilha regular de informações relevantes e concertação de estratégias.

O responsável explicou ser necessário repensar a relação do turismo com as pessoas, natureza, clima e economia, garantindo uma distribuição justa dos benefícios do turismo e avançar na transição para uma economia de turismo resiliente.

O turismo, continuou, pode desempenhar um papel importante na preservação das culturas e na protecção da biodiversidade e ecossistemas, estruturando-o em torno dos recursos naturais, paisagem, sol, praia, património cultural, incremento do turismo de negócio, sem descurar dos outros segmentos.

Conforme Afonso Vita, a construção no país de empreendimentos turísticos de diversas tipologias, alimenta a expectativa de se poder pensar e recomeçar o turismo de maneira segura para um crescimento económico inclusivo.

Afonso Vita afirmou que precisa-se dar corpo a acção estratégica definida para os próximos cinco anos, relativamente ao desiderato de tornar Angola mais aberta e atractiva para o turismo interno e internacional, fazendo do país uma nação acessível à excursão, enquanto um sector que contribui para recuperação gradual dos efeitos da crise económica e financeira.

O programa do Dia Mundial do turismo, a decorrer até ao dia 30 do mês em curso, reserva visitas ao posto de informação turística do aeroporto internacional “4 de Fevereiro” e ao “Miradouro da Lua”,  lançamento do website do INFOTUR, apresentação das rotas turísticas dos museus de Luanda, mesa redonda “Repensar o turismo” e uma gala alusiva à efeméride.

O Dia Mundial do Turismo, instituído em 1980 pela Organização Mundial do Turismo (OMT), coincide com o aniversário da adopção dos seus Estatutos, a 27 de Setembro 1970, e tem como objectivo promover o conhecimento da comunidade internacional sobre a importância do turismo e seus valores sociais, culturais, económicos e políticos, cuidando ainda dos impactos causados pela actividade, além de observar a importância na resolução dos problemas relacionados com a igualdade social.

FacebookTwitterGoogle+