EUA sublinham papel de José Eduardo dos Santos nas operações de paz em África

Fotografia: APF
O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, tem-se destacado nas iniciativas e operações de paz no continente africano, considerou o secretário de Estado norte-americano, John Kerry.
Em declarações à imprensa, no final de uma visita a empresa norte-americana General Electric, primeira etapa da sua estada de dois dias a Angola, Kerry reconheceu o empenho do Presidente angolano na promoção da paz em África.
“O Presidente angolano desempenha um papel importante neste processo. Quero agradecê-lo pelo trabalho que tem desenvolvido em operações de paz no continente africano”, sublinhou Kerry durante a intervenção.
Na vertente económica, o secretário de Estado norte-americano fez referência ao desenvolvimento do país e os investimentos que estão a ser aplicados para a reconstrução de Angola.
“Quanto ao desenvolvimento económico, já constatei que Angola está a ultrapassar um período de grande actividade. É bom saber que o país tem grandes potencialidades para que este processo seja contínuo”, acrescentou.
As oportunidades que o país oferece em distintas áreas de actividade também foram mencionadas por Kerry.
De acordo com o diplomata, “Angola oferece vantagens para o desenvolvimento de quem quer que seja, sendo nisso positivo a possibilidade de os angolanos criarem o seu próprio futuro”.
Angola é a última etapa de um périplo que John Kerry efectua por alguns países africanos, tendo já visitado a Etiópia, Sudão do Sul e República Democrática do Congo.