EUA quer mais cooperação na agricultura

Foto: Angop

Foto: Angop

A embaixadora dos Estados Unidos da América (EUA) no país, Helena La Lime, informou nesta terça-feira, em Luanda, que o seu governo tem uma parceria estratégica com Angola, em vários sectores, mas vai trabalhar para impulsionar, a médio prazo, a cooperação agrícola.

Segundo a diplomata, que falava à imprensa, à saída de uma audiência com o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, o interesse das autoridades norte-americanas visa ajudar na diversificação da economia angolana.

“Na área da agricultura, queremos apoiar o esforço que se está a fazer em Angola para diversificar a economia e ver se podemos dar apoio no desenvolvimento da agricultura rural”, indicou. De acordo com a embaixadora, a parceria entre os dois estados não se limita ao sector agrícola e tem sido extensiva aos projectos de energia solar.

“Estamos a apoiar um curso de energia solar, mas estamos a dar outra assistência técnica na área de energia”, adiantou Helena La Lime. Informou ainda que os EUA têm gizado programas “muito fortes e activos” na área da saúde, com vista a apoiar Angola no combate ao VIH/Sida e à malária.

Fruto do sucesso na parceria estratégica, anunciou o interesse do seu país em trabalhar com as autoridades angolanas na concepção de programas para aumentar o número de falantes de inglês, visto que Angola está rodeada por países de língua inglesa, na sua opinião, linguagem do comércio.

A respeito da audiência, disse ter sido o seu primeiro encontro com o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, com quem julga ter criado oportunidades para discutir novas formas de impulsionar a parceria estratégica.

“Há muitas áreas de trabalho. Essas são só algumas e esta reunião foi uma oportunidade para dar todo o horizonte das áreas de enfoque”, concluiu.

FacebookTwitterGoogle+