Especialistas consideram que reformas no país estão no bom caminho

Angola é um país de oportunidades e as reformas estruturais estão a ocorrer a um bom ritmo, consideraram os oradores do ciclo de conferências “Impulsionar a recuperação da África Austral: criando um futuro sustentável”.

O certame que decorreu, esta terça-feira, no Pavilhão de Angola na Expo 2020 Dubai é uma iniciativa da empresa líder global em dados comerciais e financeiros, notícias e insights, Bloomberg em parceria com a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX).

No evento, com duração de horas, foram apresentados quatro mesas redondas, nomeadamente, “Impulso para a Sustentabilidade: a Perspectiva do Governo”, “Aumentar o uso de energia renovável”, “Integração das práticas de governança social no meio ambiente” e “Investimento sustentável em infra-estrutura e logística”.

Na ocasião, o secretário de Estado para os Sectores de Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Carlos Borges, destacou o investimento nos transportes levados a cabo pelo Executivo angolano, que teve o seu início em 2018 com a perspectiva do seu encerramento em 2038.

Carlos Borges que foi orador da mesa redonda sob o tema “Impulso para a sustentabilidade: a perspectiva do Governo”, indicou que trata-se de um investimento colossal na ordem de 37 mil milhões de dólares, à razão de 1,4 mil milhões/ ano “durante um período de 20 anos.

Do total do valor investimento, disse, 14 mil milhões de dólares foram e continuam a ser investidos entre 2018 a 2023. Apelou a maior participação do sector investidores privados estrangeiros, de modo a que algumas infra-estruturas sejam por si geridas.

Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), António da Silva, António Henrique da Silva sublinhou o interesse contínuo existente para se investir em Angola por conta do reconhecimento das potencialidades do país.

Marcaram também presença nesta actividade, o embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Albino Malungo, e a Comissária-geral de Angola para a Expo 2020 Dubai, Albina Assis Africano.

FacebookTwitterGoogle+