Espanha disponibiliza cerca de 11 biliões de kwanzas para investimentos em Angola

Foto: Divulgação
Um acordo que visa a disponibilização de cerca de 11 biliões de kwanzas para apoiar empresários espanhóis que pretendam investir em Angola foi rubricado nesta segunda-feira, em Luanda, entre os governos angolano e o de Espanha.
O acordo foi assinado pelo secretário de Estado do Comércio do Reino da Espanha, Jaime Garcia-Legaz, e o director do Instituto de Fomento Empresarial de Angola, Sérgio dos Santos.
Em declarações à imprensa após um encontro com o ministro angolano da Economia, Abrahão Gourgel, o responsável espanhol esclareceu que este montante vai servir para apoiar empresários espanhóis que queiram trabalhar com sócios angolanos.
Segundo Jaime Garcia-Legaz, este acordo é muito importante e vai permitir que projectos de investimento mútuos tenham capacidade de serem executados porque vão contar com o financiamento necessário.
As empresas espanholas, prosseguiu, já têm uma actividade importante em Angola e queremos aumentá-la basicamente no capítulo da indústria alimentar, transporte, tecnologias de informação e serviços.
Defendeu que as relações comerciais entre o dois paises devem ampliar-se e diversificar-se substancialmente, uma vez que os niveis de comércio actualmente são baixos.
O secretário de Estado espanhol disse estar seguro de que a relação comercial e económica entre Angola e Espanha vai melhorar de forma admirável nos próximos anos e que esta primeira viajem de empresários espanhóis é o primeiro passo na construção de uma relação comercial e económica muito mais profunda.
Nesta visita, o secretário de Estado do Comércio do Reino da Espanha fez-se acompanhar de 120 empresáarios dos sectores de infra-estrutura, engenharia, tecnologias de informação, serviços e indústria que pretendem investir em Angola, através de parceirias com empresários angolanos.