Escritor John Bella no Festival da Baía

Fotografia: Dombele Bernardo

Fotografia: Dombele Bernardo

O escritor John Bella participa de 24 a 26 deste mês no Quarto Encontro de Escritores Baianos, vulgo “IV ENEB”, que este ano reserva uma homenagem ao brasileiro Wagner Américo, considerado “Poeta das Flores”, ao ser-lhe entregue o título de “Personalidade de Importância Cultural”.

O certame, a decorrer na Biblioteca Pública do Estado, é uma organização da Fundação ÓMNIRA e da União de Escritores Baianos (UNEB) e reserva vários atractivos artístico-literários e culturais, como lançamentos de obras literárias e sessões de autógrafos, palestras e exposições de livros, naquele em que se prevê ser um verdadeiro “Festival Literário”.

O facto de ter sido recentemente decretado uma lei no Brasil que vai entrar em vigor, a da obrigatoriedade do ensino da História de África nos currícula de ensino daquele país, igualmente esteve na base do convite ao escritor angolano a quem, por este motivo, foi reservada uma agenda de trabalhos significativa. Assim, deve apresentar e autografar os seus dois romances sobre a Rainha Njinga, no dia 25, no Quadrilátero-Térreo.

No último dia de actividades, John Bella debruça-se sobre a sua obra literária, a cultura do seu povo e o seu percurso literário em Angola, numa rubrica denominada “Papo do Escritor”.

Como um dos destaques, ao convidado angolano foi reservado um espaço no programa, para uma palestra subordinada ao tema “A Poética Africana na Poesia de Agostinho Neto”, devido às várias outras conferências sobre a obra do Fundador da Nação angolana apresentada pelo autor em vários certames no país e no exterior. A mesma palestra tem lugar também no dia 26, na Oficina de Cordel, no Auditório Térreo.

Esta é a terceira vez que John Bella é convidado pelo Brasil, para actividades literárias.

FacebookTwitterGoogle+