Escola virtual “Xilonga” chega aos lares dos angolanos
O Ministério da Educação lançou, esta sexta-feira, a Escola Virtual Angolana denominada “Xilonga”, um site com o objectivo de promover um ambiente de aprendizagem à distância, atraente, dinâmico e com acesso gratuito, soube o Jornal de Angola Online.

A escola virtual é destinada aos alunos Ensino Primário e do I Ciclo do Ensino Secundário a diversas ferramentas e recursos interactivoscomo vídeo-aulas, áudio- aulas, jogos didáticos e manuais, com a facilidade de poder descarregar os manuais escolares e utilizá-los, mesmo sem acesso à Internet. Tornando o ensino mais fácil e cativante.
A “Xilonga” pode ser acessada por encarregados, alunos e professores a partir de qualquer dispositivo: computador, tablet ou telemóvel. Para cadastrar-se basta entrar no site www.xilonga.med.gov.ao, clicar no botão inscrever-se, escolher a opção encarregado e preencher os dados.
Em nota de imprensa, o Ministério considera que o projecto é fundamental para que a família possa apoiar o desenvolvimento de uma rotina positiva para crianças e adolescentes.
A denominação, XILONGA, congrega os conceitos de escola e de ensino, transversais a três línguas angolanas de origem africana, designadamente: o Kimbundu, o Umbundu e o Kikongo, resultantes da fusão entre Xi, de Xikola, (que exprime a ideia de escola), e longa, de Kulonga, (que exprime a ideia de ensinar).
“A Xilonga, Escola Virtual Angolana, oferece uma nova forma de aprender que nasceu para trazer mais qualidade à educação e para colocar ao alcance das crianças angolanas o poder transformador do conhecimento”, explica o comunicado.