Equipa angolana chega ao fim

Fotografia: AFP

Fotografia: AFP

A embarcação angolana Mussulo III terminou segunda-feira a 42ª edição Ilhabela Sailing Week, no Brasil, na terceira posição, classe IRC, da Regata Alcatrazes por Boreste, com o veleiro Bavaria 55, de fabrico alemão, naquela que é considerada a competição náutica mais tradicional da América Latina, sob o comando do capitão José Caldas.

Depois de ter participado da Regata Internacional Transatlântica, “Cape to Rio 2014”, onde obteve a oitava posição e vencido a “Refeno”, Regata Internacional Recife, disputada em 2013, em Fernando de Noronha , capitão da equipa patrocinada pela empresa de telecomunicações Angola Cables, disse que as condições climatéricas foram uma das barreiras a transpor ao cabo de três dias em alto mar.
Para os membros da embarcação, chegar à terceira posição na classe IRC da Regata Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil, é uma vitória importante para a tripulação do Mussulo III. Dos 119 barcos que largaram defronte ao Yacht Club de Ilhabela, no rumo Sul, 59 desistiram. Em relação a Alcatrazes, 60 veleiros partiram e apenas 34 concluíram a prova.
“Um factor importante contribuiu para que enfrentássemos com segurança as adversidades. A experiência que temos em navegar pelos mares africanos e em altas latitudes, afinal o Mussulo III competiu na Cape to Rio 2014, uma regata duríssima”,escreveu o capitão José Guilherme Caldas no diário de bordo.
O timoneiro considerou ainda que o resultado poderia ter sido melhor, não fossem as condições inóspitas que causaram avarias no Mussulo III.  O cabo que segura a vela de proa chegou mesmo a quebrar.
“Tivemos problemas para voltar a montar o balão (maior vela). A ausência de vento ao dar a volta na Ilha, foi outro factor de atraso”, detalhou José Caldas.
Entre todos os veleiros que conseguiram concluir a prova, o Mussulo III ficou na 10º posição, com o tempo de 09:04:02 horas.

FacebookTwitterGoogle+