Encontro regional dos Grandes Lagos

Fotografia: JAIMAGENS

Fotografia: JAIMAGENS

Responsáveis institucionais angolanos participam amanhã e na quarta-feira, em Luanda, numa Conferência para o Investimento Privado na Região dos Grandes Lagos, apurou o Jornal de Angola junto de fontes oficiais.

O programa da conferência, ao qual o Jornal de Angola teve acesso, declara que o encontro constitui-se numa ampla consulta regional envolvendo representantes do sector privado, parceiros de programas de desenvolvimento, instituições financeiras e as organizações económicas do continente.
Está prevista a análise das oportunidades de investimento e a forma de as tornar efectivas para o sector privado. Discutem ainda como as alianças público-privadas podem contribuir para que se atinja um desenvolvimento sustentável e partilhado nos Grandes Lagos.
Outros temas estão relacionados com os desafios do investimento, agro-negócios, infra-estrutura, mineração, energia, turismo e finanças.
Está previsto que entre os representantes angolanos esteja o Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, os ministros da Agricultura, Geologia e Minas e Energia e Águas, Afonso Pedro Canga, Francisco Queiroz e João Baptista Borges, assim como o antigo ministro das Finanças, Aguinaldo Jaime. Contam-se entre os representantes angolanos o secretário de Estado da Indústria, Kiala Gabriel, os presidentes dos Conselhos de Administração da Agência Nacional de Investimento Privado (ANIP), da Angola Telecom e da Angola Cables, Maria Luísa Abrantes, Feliciano António e António Nunes.
Angola participa com uma numerosa delegação no encontro, em que os representantes do nosso país vão partilhar pontos de vista com parceiros de outros países da região dos Grandes Lagos, instituições e organizações internacionais, como o ministro da Economia e Comércio da República Democrática do Congo, Jean-Paul Nemoyato, o secretário executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África, Carlos Lopes, e o presidente do Banco Africano de Investimento (BAD), Donald Kaberuka, para citar alguns exemplos.
A Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos é integrada por Angola, Congo Brazzaville, República Democrática do Congo, Zâmbia, Sudão do Sul, Ruanda, Tanzânia e Uganda.

FacebookTwitterGoogle+