Enaltecido empenho do estadista angolano na solução pacífica de conflitos

Foto: Francisco Miudo
Os Chefes de Estado e de Governo da Conferência internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) felicitaram hoje, terça-feira, o Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, pelos esforços que tem desenvolvido na busca de soluções pacificas para os conflitos na região dos Grandes Lagos.
O reconhecimento vem expresso no comunicado final da mini-cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CIRGL realizada na capital angolana, convocada pelo Presidente de Angola e em exercício da CIRGL, José Eduardo dos Santos.
Os estadistas decidiram proceder, em colaboração com as Nações Unidas, ao rápido repatriamento dos ex-militares do M23, do Uganda e do Rwanda, que constituem um encargo para os dois países.
Decidiram ainda adoptar uma abordagem global na luta contra as forças negativas, tendo em conta o papel da exploração e da comercialização ilegal dos recursos naturais, ou o financiamento das suas actividades, bem como a aplicação de sanções políticas e económicas a todas as forças negativas.
A cimeira saudou a promulgação da lei da amnistia pelo Governo da República Democrática do Congo (RDC), apelando para a implementação das declarações de Nairobi, a fim de facilitar o tratamento da questão dos ex-elementos do M23.