Empresários na Argentina

Fotografia: JAIMAGENS.COM
O governador provincial da Huíla, João Marcelino Tyipinge, encontra-se desde ontem no município de San Justo, província de Santa Fé, Argentina, para durante dois dias participar numa exposição denominada “Tour Pecuário”.
João Marcelino Tyipingue juntou-se à delegação angolana, chefiada pelo embaixador de Angola na Argentina, Hermínio Escórcio, composta por 34 representantes de Governos Provinciais e empresários do ramo agro-pecuário. A visita da delegação tem como objectivo estabelecer contactos com empresários argentinos e constatar práticas de produção agrícola e criação de gado bovino e suíno, que podem ser adoptadas em Angola.
Durante o Tour, que termina hoje, a delegação angolana tem oportunidade de trocar impressões com empresários, com particular enfoque para as técnicas de alimentação do gado, genética bovina, manuseamento dos currais, técnicas agrícolas e dinâmica nos campos. Ontem, depois de apresentações por parte de empresas argentinas como Pampa Riego, Pauni, Yomel e Apache, os membros da delegação angolana assistiram a uma exposição com equipamentos que podem ser oferecidos pelas distintas empresas expositoras.
Sílvio Brissio, sócio gerente da TECNOLAND, uma das organizadoras, reconheceu que Angola é um país que tem muito potencial produtivo, tanto agrícola como agro-pecuário. “Hoje, mais do que nunca, Angola transformou-se num cenário de oportunidades para todo aquele que deseja realizar agro-negócios”, disse.
O embaixador Hermínio Escórcio, um dos incentivadores da realização da exposição, acredita que a Argentina vai poder ajudar Angola com transferência do seu “know-how” para que o país desenvolva o ramo agrícola e pecuário de forma sustentável.