Empresários espanhóis deslocam-se a Luanda para avaliar oportunidades de negócios

Foto: Francisco Miudo
Uma comitiva composta por mais de 70 empresários espanhóis chega a Luanda na próxima semana para avaliar as oportunidades de negócios do país e assinar eventuais acordos de cooperação com homólogos angolanos, revelou hoje (terça-feira), em Luanda, a embaixadora do Reino de Espanha em Angola, Julia Alicia Olmo e Romero.
A visita da comitiva espanhola enquadra-se nas políticas conjuntas entre o Executivo angolano e o governo de Espanha para o aperfeiçoamento das relações comerciais entre os dois estados, conforme esclarecimentos de Julia Alicia Olmo e Romero.
Numa entrevista concedida à Angop, à margem da 56ª Edição da Reunião da Organização Mundial do Turismo para África, que decorre desde segunda-feira (28), em Luanda, a diplomata espanhola disse que a comitiva espanhola representa vários sectores de negócios, desde a prestação de serviços, comércio, educação à indústria.
“A deslocação de mais de 70 empresários espanhóis reflecte com precisão a boa relação entre Angola e Espanha. Estamos a viver um momento esplêndido, um momento em que estamos a consolidar a nossa relação em todas as vertentes, quer política, económica ou comercial”, disse Julia Alicia Olmo e Romero.
De acordo com a responsável, neste momento decorrem os preparativos e a adopção da agenda de trabalho dos empresários, cujo ponto alto recai num encontro entre “homens de negócios” de ambos os países.
Quanto às trocas comerciais entre os dois estados, Julia Alicia Olmo e Romero considerou-as satisfatórias, sobretudo pelos números provenientes desta relação comercial nos últimos meses.
De acordo com ela, até ao último semestre de 2013, as trocas comerciais entre Angola e Espanha cifraram-se nos três mil milhões e 500 mil dólares, estando o petróleo, o diamante, material de construção, automóvel, alimentação e tecnologia a preencher a cesta de compra dos dois países.
“Porém, esta é uma conta que nós pretendemos diversificar. Por isso estamos a trabalhar com Angola para que a economia do país encontre uma boa via de diversificação que todos queremos”, afirmou a responsável.
Julia Alicia Olmo e Romero sublinhou também a boa relação política dos dois estados, com os primeiros contactos datados a 12 de Novembro de 1975, “desde então estamos aqui, nos maus e agora bons momentos”.