Embaixadores da CPLP destacam empenho de Angola

Os Embaixadores da CPLP na Itália reconheceram, terça-feira, na Itália , a acção de Angola para fazer face à conciliação dos objetivos regionais e globais como instrumento de regulação climática.

Relembrando que as alterações climáticas enquanto parte integrante dos ODS são elementos fundamentais para o sucesso da Agenda 2030 e das Agendas regionais.

A informação vem expressa numa nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso saída da reunião da Presidência do Grupo dos Embaixadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) na Itália, que retomou os trabalhos de concertação depois de uma suspensão devido a pandemia da Covid-19.

Durante a reunião, os Embaixadores enalteceram a colaboração e cooperação em matéria de assuntos ligados aos Objectivos Sustentáveis de Desenvolvimento, sobretudo aos ligados ao reforço dos sistemas alimentares e nutricionais, vulnerabilidades e aos planos de adaptação e mitigação.

No encontro, segundo a diplomata angolana, Fátima Jardim, “foram prestadas informações  e apresentadas propostas que serão enriquecidas com contribuições dos participantes.

Os participantes saudaram a ESAN (Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional) da CPLP e a promoção de acções para a implementação dos programas resultantes da cimeira dos Sistemas alimentares.

Os Embaixadores tomaram, igualmente, nota da sugestão de Angola de criar um grupo de acompanhamento permanente e da indicação de um ponto focal da CPLP.

Na reunião foram encorajados os esforços envidados pela comunidade no apoio prestado a Moçambique, que sofre, no Norte país, ataques terroristas e exortaram a continuação desta açcão com vista a garantia de segurança e protecção das populações.

Os participantes saudaram ainda Portugal por acolher, no mês de Junho, a segunda cimeira mundial dos Oceanos co-organizada por Portugal e o Quénia,  para debater formas de alertar o mundo para a protecção dos oceanos e agradeceram ao Embaixador de Portugal por partilhar aspectos pertinentes, referentes a realização do evento.

A Embaixadora de Angola na Itália e Representante Permanente junto das Agências das Nações Unidas em Roma (FAO, FIDA e PAM), Fátima Jardim, coordena os embaixadores da CPLP desde que Angola assumiu a presidência rotativa da Organização, em junho de 2021.

FacebookTwitterGoogle+