Embaixador vietnamita ressalta desempenho do Executivo angolano

Foto: Rosário Miranda
O embaixador da República Socialista do Vietnam em Angola, Do Ba Khoa, ressaltou hoje (quinta-feira), na localidade do Luongo, município da Catumbela (Benguela), o empenho das autoridades angolanas na recuperação, ampliação e modernização de diversas infra-estruturas de impacto económico-social, com realce aos portos e linhas férreas.
Este reconhecimento foi manifestado na centralidade habitacional do Luongo, pouco depois de ter visitado o Porto do Lobito E.P, onde assistiu a um vídeo que retrata as diferentes fases do seu processo de modernização e ampliação, projecto iniciado em 2008 e praticamente concluído, restando alguns detalhes no Porto Mineiro, uma nova unidade de carga e descarga de navios.
O diplomata, que visitou também a área projectada para “Zona Económica Especial do Lobito”, disse que Angola e o seu país estão ligados, e a experiência acumulada pelo Vietnam, para alimentar mais de 80 milhões de cidadãos, pode ser transmitida à Angola.
“Temos uma vasta experiência, alimentamos mais de 80 milhões de pessoas, por isso, vamos fazer estudos para promover o estabelecimento da agricultura familiar, através de cooperativas ou associações, bem como incentivar a produção de plantas alimentares locais”, apontou Do Ba Khoa.
O programa da visita reserva, para sexta-feira, um encontro com empresários e representantes da comunidade vietnamita na região de Benguela, seguido de visitas à empreendimentos económicos.