Embaixador quer empenho dos jovens estudantes angolanos

O embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, apelou este fim-de-semana, em Covilhã (distrito de Castelo Branco), aos jovens estudantes universitários angolanos maior empenho na sua formação académica.

Marcos Barrica fez este pronunciamento no encerramento do “Encontro Nacional da Juventude” em Portugal, promovido pelo Fórum de Jovens Angolanos.

Durante o encontro, foi proferida uma palestra subordinada ao tema “A Juventude Angolana e os Desafios do futuro”, cuja prelecção esteve a cargo da Vice Cônsul-Geral de Angola no Porto, Irene Neto.

José Marcos Barrica informou aos participantes, em especial os jovens estudantes, a estratégia de formação de quadros do Governo Angolano inscrita no Plano Nacional de Desenvolvimento, 2013-2017.

Para o efeito, apelou maior empenho, crença, perseverança e espírito abnegado dos estudantes, apesar de algumas dificuldades, destacando a língua e a cultura portuguesas como factores importantes e facilitadores de uma boa formação académica dos jovens.

“Não pode haver desculpas de inadaptação pela língua, pela cultura, pois quem está no ensino superior tem de ter também hábitos superiores”, reforçou.

Para Marcos Barrica, os estudantes angolanos devem ligar a formação académica a novos desafios, novos comportamentos, novos hábitos, bons costumes. “Têm de ter a capacidade de interagir com outros, dialogar com outros e conjugar diferenças e viver em conjunto com outros”, disse.

“Quem não souber viver com a diferença, à partida será um mau funcionário. Será repelente e não poderá liderar nenhum processo”, destacou, o embaixador de Angola em Portugal.

Por sua vez, António Fidalgo, Reitor da Universidade da Beira Interior, destacou a excelência da cooperação entre a instituição e o Governo Angolano, no âmbito da formação de quadros, tendo dado garantia para uma continuada interacção.

O Embaixador visitou ainda a Reitoria e algumas residências da universidade a fim de se inteirar das condições da instituição académica, em que várias dezenas de estudantes angolanos frequentam os seus cursos superiores.

O Encontro Nacional da Juventude, que teve a participação de jovens estudantes angolanos de várias regiões de Portugal, marca o fim, em Portugal, da jornada comemorativa do “Abril Jovem” iniciada no passado mês.

FacebookTwitterGoogle+