Embaixador foi acreditado na Mongólia

Angop

Angop

O embaixador João Garcia Bires foi acreditado como chefe da missão diplomática de Angola na Mongólia, com o estatuto de não-residente. O diplomata apresentou no sábado ao Presidente da Mongólia, Tsakhia Elbegdorj, as cartas credenciais.

Momentos após a cerimónia de acreditação, o embaixador, com residência em Pequim, foi recebido pelo Presidente mongol, com quem abordou a cooperação económica, comercial, o investimento, a promoção dos valores democráticos e a preservação da paz e da estabilidade internacional. Elbergdorj reiterou ao diplomata angolano o seu empenho pessoal no incremento das relações amigáveis entre os dois países, existentes há cerca de 40 anos.

Antes, Garcia Bires entregou as cartas figuradas ao chefe do Protocolo do Ministério das Relações Exteriores mongol, Donijchimbuu Byambadorj, em cerimónia presenciada pelo representante comercial de Angola na China e na Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), embaixador Agostinho Fernandes, do conselheiro Gervásio das Saudades. Em Ulan Bator, capital mongol, o diplomata angolano encontrou-se, ainda, com o vice-ministro das Minas, Erdenebulgan Oyun, para analisar possíveis áreas de cooperação.

Além da Mongólia, João Garcia Bires é embaixador com estatuto de não-residente na República Popular e Democrática da Coreia do Norte. A Mongólia é o 19º maior país e o menos povoado do mundo, com uma população de 2,9 milhões de pessoas. Localiza-se na Ásia Oriental e Central.

 

FacebookTwitterGoogle+