Embaixador de Angola rende homenagem a Agostinho Neto

17 Setembro Logo

O embaixador de Angola em Portugal, Marcos Barrica, rendeu hoje, Quarta-feira, homenagem ao primeiro Presidente de Angola, Dr. António Agostinho Neto, com a Deposição de uma coroa de flores junto do busto do Herói Nacional.

Durante a cerimónia, o Embaixador considerou Neto como sendo uma “figura de dimensão inquestionável e um dos grandes percursores da luta de identidade nacional”.

Foi também destacada a sua ”grande dimensão política e patriótica, e o imensurável contributo prestado a nação angolana na luta contra o colonialismo português”.

A seguir a Deposição da Coroa de Flores, houve a entoação do Hino Nacional, seguido de um minuto de silêncio em Homenagem à memória do primeiro Presidente de Angola e a todos os Heróis que lutaram pela pátria Angolana.

No prosseguimento das actividades, houve um momento cultural, marcado por declamação de poesias de Neto, a actuação musical do artista Chalo, e a exibição de um vídeo sobre Vida e Obra de Neto.

Fizeram-se presentes Diplomatas, funcionários da Embaixada e respectivos Consulados, representantes de associações, entre outras individualidades.

Na senda do dia 17 de Setembro que é celebrado como Dia do Herói Nacional em homenagem ao primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, nascido a 17 de Setembro de 1922, no município de Icolo e Bengo, estão ainda previstas várias actividades culturais, políticas e literárias, com o objectivo de divulgar a Vida e Obra do eminente estadista, o poeta maior, e visionário que liderou a luta de Libertação Nacional que culminou com a independência de Angola, por si proclamada a 11 de Novembro de 1975.

António Agostinho Neto formou-se em Medicina nas Universidades de Coimbra e Lisboa, além de médico e político notabilizou-se na poesia.

FacebookTwitterGoogle+