Embaixador belga quer parceria no sector económico
O embaixador do Reino da Bélgica em Angola, Jozef Smets, manifestou-se, nesta quarta-feira, em Moçamedes (Namibe), interessado em reforçar a cooperação no domínio económico, nas áreas portuárias, minério e agro-pecuário.
Falando à imprensa, no final de um encontro com o governador do Namibe, Archer Mangueira, o diplomata afirmou ser o sector portuário uma das prioridades.
Disse que um eventual acordo resultaria em valências para ambos os países, no que tange a exportação e importação de produtos, passando, necessariamente, pela modernização de alguns serviços.
O sector da educação (investigação científica na Academia de Pesca e Ciências do Mar) constitui igualmente área de interesse, segundo Jozef Smets.
O diplomata reconheceu o rico potencial turístico que a província do Namibe oferece, desde a sua biodiversidade ao Parque do Yona, razão pela qual os empresários belgas devem investir neste sector.
“Esta é uma província extraordinária, pós tem mar, deserto e uma biodiversidade fantástica que qualquer turista internacional gostaria de visitar e fazer estudos”, acrescentou.
Já o governador do Namibe, Archer Mangueira, referiu ter a Bélgica um histórico de relações com a África, pelo que no encontro foram abordados assuntos relacionados com a diversificação da economia angolana.
Disse ter aproveitado a oportunidade para apresentar o potencial turístico da região sul de Angola, onde o Namibe acaba sendo o portão de entrada e saída, a partir do transporte marítimo, ferroviário e rodoviário.
No Namibe, o diplomata vai ainda manter encontro com a classe empresarial e visitará a empresa Portuária.