Embaixada da Rússia doa material hospitalar
Um lote de material hospitalar foi entregue hoje, terça-feira, ao hospital municipal de Viana, em Luanda, numa doação da Embaixada da Federação Russa em Angola, no quadro da pareceria da representação diplomática e o Fundo Lwini, organização não-governamental.
Entre os bens, destaca-se um aparelho de ar condicionado, um compressor de Oxigénio, duas incubadoras para cuidado intensivo neo-natal, uma lâmpada de fototerapia neo-natal, mesa neo-natal e ventiladora mecânica humidificadora.
O embaixador da Rússia em Angola, Dimitri Lobach, ao proceder a entrega, afirmou que a história da cooperação entre os dois países é longa e frutífera, pois remonta “aos primórdios da independência, quando especialistas russos, inclusive os médicos, ajudaram Angola a estabelecer-se como país estável e próspero”.
Para o diplomata, o trabalho desenvolvido para salvar a vida de crianças angolana é muito digno, vital e frutífero, e, neste sentido, a oferta da parte russa, por intermédio da Fundação Lwini, abre uma nova página na história de cooperação bilateral.
“As crianças são o nosso futuro, assegurar a sua vida feliz é o objectivo principal para cada governo e país “, referiu o embaixador, acrescentado que o equipamento oferecido vai ajudar no cumprimento desta tarefa.
“Os médicos do hospital de Viana terão recursos adicionais para fazer o tratamento intensivo eficaz, para que as crianças nascidas com dificuldades possam sobreviver e crescer saudáveis“, frisou.
Na sua intervenção, ante a presença da curadora da Fundação Lwini, Albina Assis, e do vice-governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, o representante da Rússia reconheceu que Angola, em resultado dos grandes esforço do Executivo na modernização do Sistema de saúde publica, está a melhorar nos últimos anos.