Efectivos da FAN no Memorial de Neto
Um grupo de 40 militares da Força Aérea Nacional, FAN, visitou o Memorial Dr. António Agostinho Neto, para conhecer mais sobre a vida e obra do fundador da nação, enquanto homem, médico profundamente humano, poeta e político de projecção internacional.
A delegação chefiada pelo chefe da direcção de educação patriótica da FAN, tenente-general Justino da Glória Ramos, percorreu várias áreas do Memorial, como os aspectos que marcaram a vida de Agostinho Neto, desde a infância, vida estudantil, formação, incursão na política e todos os outros momentos relevantes.
Os efectivos da Força Aérea Nacional percorreram e interessam-se, fundamentalmente, pela biblioteca e sala de exposição dos objectos pessoais de Agostinho Neto e desceram ao sarcófago onde renderam homenagem ao Fundador da Nação Angolana.
Alguns militares fizeram perguntas, com o objectivo de dissiparem dúvidas que manifestavam ter, e foram prontamente esclarecidos pelo competente guia que acompanhou os visitantes. No local esteve também Maria Eugénia Neto, viúva de Agostinho Neto, a quem os militares prestaram homenagem. No final da visita, o tenente-coronel Anselmo Pinto manifestou a sua satisfação. “A visita foi frutífera, porque fiquei a saber de muitos pormenores que não conhecia e de outros sobre os quais ainda tinha dúvidas sobre a vida e obra do Presidente Agostinho Neto”, disse.
O tenente-coronel Bernardo Mafinja, outro visitante, aconselhou as novas gerações a visitarem o local para “terem contacto, desde cedo, com a história de Neto e do país, para que entendam o percurso e, fundamentalmente, aquilo que foi feito pelos nossos heróis para que hoje Angola esteja independente, em paz e em progresso continuado”.