Economia angolana regista níveis de inflação mais baixos, constata CPM

Luanda – A economia angolana registou, nos últimos 12 meses, “os níveis de inflação mais baixos” desde que se iniciou o processo de recolha de informação do Índice de Preços no Consumidor pelo Instituto Nacional de Estatística”, na ordem 8,38 porcento.

A constatação é do Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (CPM), na sua vigésima sexta sessão ordinária, a décima primeira do ano de 2013, realizada segunda-feira (25), em Luanda, que avaliou a situação económica do País e internacional, de acordo com o comunicado de imprensa a que a Angop teve acesso.

Sobre a Evolução da Economia Monetária e Financeira Nacional, o documento do Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola refere que ” no mês de Outubro, a taxa de inflação mensal foi de 0,41%, e nos últimos 12 meses atingiu 8,38%, níveis de inflação considerados os mais baixos registados.

A nota do Banco Nacional de Angola destaca que “o crédito à economia atingiu um stock de 2.818 mil milhões Kwanzas, no mês de OUtubro, representando um crescimento relativo de 5,8% desde o início do ano. No mesmo período, o mercado cambial transaccionou um total de USD 2.825 milhões, dos quais USD 1.715 milhões provenientes do mercado primário (BNA) e o restante do mercado secundário.bna

O comunicado de imprensa do CPM refere que foi igualmente analisada a informação recente sobre a conjuntura económica internacional, incluindoa da região SADC, com base em dados referentes ao mês de Outubro do corrente ano, 2013.

Com vista à tomada de medidas de política monetária que concorram para a manutenção da estabilidade de preços na economia nacional, o Comité de Política Monetária avaliou nesta segunda-feira, em Luanda, a evolução da inflação, da economia real, das contas fiscais e monetárias, precisa o comunicadode imprensa.

Segundo o documento, a Classe 05 – “Mobiliário, Equipamento Doméstico e Manutenção”, foi a que mais variou com 0,95%, sendo a Classe 01 – “Alimentação e Bebidas Não Alcoólicas” a que mais contribuiu, com 0,20 pontos percentuais para a inflação registada no mês de Outubro.

A taxa LUIBOR Overnight situou-se em 5,38% ao ano, enquanto que nas maturidades de 3 e 12 meses se situou respectivamente, em 8,23% e 9,87% ao ano.

Em termos gerais, diz CPM no seu documento, as taxas de juro do crédito em moeda nacional registaram redução em todas as maturidades, passando em média, de 14,09% para 13,79% ao ano;

A taxa de câmbio média de referência do Kwanza, em relação ao Dólar norte-americano, situou-se em 97,27 Kwanzas no final do mês de Outubro, representando uma apreciação de 0,38% comparativamente ao mês anterior;

Em termos de decisões, o Comité de Política Monetária decidiu, nesta sua sessão, reduzir a Taxa Básica de Juro – Taxa BNA – de 9,75% para 9,25% ao ano e a Taxa de Juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez de 11% para 10,25% ao ano.

O Comité de Política Monetária do BNA decidiu “manter a Taxa de Juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez em 0,75% ao ano e a recomendação segundo a qual “os agentes económicos tenham a LUIBOR, como taxa de juro de referência na contratação de crédito bancário.

O CPM considera que a trajectória descendente da taxa de inflação, verificada ao longo dos últimos anos, assim como a perspectiva de manutenção dessa tendência, propiciam a redução das taxas de juro na economia.

FacebookTwitterGoogle+