Dois milhões de cidadãos já têm o registo actualizado
O secretário de Estado para os Assuntos Institucionais e Eleitorais do Ministério da Administração do Território revelou que, até ontem, mais de dois milhões de cidadãos eleitores tinham feito a actualização dos seus dados eleitorais.
Adão de Almeida, que falava à imprensa no final de um encontro com partidos políticos, disse ainda que, diariamente, são feitas 60 mil de actualizações de dados eleitorais.
“O primeiro mês apresenta dados positivos”, afirmou o secretário de Estado, que confirmou, para este mês de Outubro, o arranque do processo de emissão de cartões para a segunda via e para os novos registos. O encontro com os partidos políticos visou mantê-los informados sobre o processo de registo eleitoral em relação ao mês de Setembro.
Quanto aos fiscais dos partidos políticos, o processo está concluído e estão credenciados mais de cinco mil que têm desenvolvido o trabalho de fiscalização. O Ministério da Administração do Território (MAT) está a concluir a formação do último grupo de operadores do registo eleitoral. A partir de segunda-feira, vai ser atingida a cifra de quatro mil operadores do processo. Com o aumento do número de operadores, o MAT vai aproximar ainda mais o registo eleitoral aos cidadãos.
Relação com os partidos
Adão de Almeida afirmou que a relação com os partidos políticos tem vindo a melhorar, tendo lembrado que foi criado uma linha telefónica para os partidos políticos poderem manter uma interacção com o MAT.
Para os próximos dias está programada a implementação de um sistema de informação ao cidadão. Trata-se do envio de mensagens com os dados actualizados. “O cidadão vai fazer a actualização do registo eleitoral e vai, logo de seguida, receber uma mensagem com os dados do seu registo”, disse Adão de Almeida, salientando que esta acção vai permitir melhorar a interacção com os cidadãos.
Durante o encontro de ontem, orientado pelo ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, os partidos MPLA, UNITA, CASA-CE, PRS, Bloco Democrático, Aliança Patriótica e PDP-ANA apresentaram as suas preocupações relativamente ao processo e pediram facilidades na fiscalização do processo de actualização do registo. O secretário do Bureau Político do MPLA para os Assuntos Políticos e Eleitorais, João Martins, enalteceu o trabalho realizado pelo MAT. “Mesmo com as dificuldades, fez-se todo o esforço para se atingir mais de dois milhões de cidadãos actualizados”, sublinhou. João Martins defendeu, no entanto, o aumento da campanha de sensibilização dos cidadãos para aumentar o número de cidadãos registados.
O secretário para os Assuntos Eleitorais da UNITA, Vitorino Nhani, questionou se o MAT vai atingir a meta dos nove milhões de cidadãos actualizados até Março do próximo ano. O ministro da Administração do Território disse que é possível atingir essa cifra, até porque, só num mês, dois milhões de cidadãos actualizaram os seus dados. O secretário executivo da CASA-CE, Leonel Gomes, considera que o processo começou com irregularidades e apontou as falhas no credenciamento dos fiscais dos partidos políticos. Gomes disse que cada partido tem a sua estratégia de fiscalização, mas lamentou que os fiscais suplentes não tenham sido permitidos fazer a fiscalização do processo.
O secretário para a Informação da FNLA, Jovete de Sousa, saudou a iniciativa do Executivo, através do MAT, em reunir com os partidos políticos para informação do processo de actualização. Disse ser através do diálogo que se ultrapassam as desconfianças do processo que envolve todos os cidadãos. O Bloco Democrático esteve representado no encontro pelo seu secretário-geral, João Alfredo, que referiu que o seu partido tem dificuldades de fiscalizar nas províncias do Uíge, Bié, Huíla e Benguela. Justificou a situação com a alegação de que o partido não tem assento parlamentar.
Sensibilização das mulheres
A primeira secretária municipal de Luanda do MPLA, Mara Baptista Quiosa, apelou ontem às mulheres a mobilizarem os cidadãos para participarem em massa no registo eleitoral. Mara Baptista, que falava no mercado do Katinton, lembrou às mulheres que para se votar é preciso actualizar os dados do registo eleitoral.
Depois da fase de actualização dos dados eleitorais ou prova de vida dos eleitores já registados, haverá uma segunda fase, que começa na segunda quinzena deste mês, para o registo dos novos eleitores. Na mesma altura, acrescentou, vai ser emitida a segunda via do cartão de eleitor para todos os cidadãos que o perderam.
Mara Baptista informou que o MPLA no município de Luanda está a cumprir duas grandes tarefas. Uma tem a ver com a campanha especial de crescimento do partido, que decorre de forma positiva, e a outra é a participação no registo eleitoral. “Enquanto militantes do MPLA, temos como tarefa avançarmos todos juntos para o registo eleitoral, que é fundamental para assegurar a vitória do partido, e para que isto aconteça temos que trabalhar”, referiu.
Mara Baptista apelou igualmente aos jovens para que afluam aos postos de registo eleitoral, pois a vitória nas próximas eleições também passa pelo seu voto. “Aprendemos com os nossos mais velhos que não existem vitórias antecipadas, mas ao constatarmos a moldura humana presente neste mercado, temos plena convicção de que a vitória do MPLA no próximo pleito eleitoral já está garantida”, sublinhou.