Documentário vence festival

Fotografia: Kindala Manuel

Fotografia: Kindala Manuel

O documentário “I Love Kuduro”, de Mário Patrocínio, venceu o prémio Andorinha na categoria de Fotografia Documentário do Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (CINEPORT), realizado em João Pessoa, capital do Paraíba, nordeste brasileiro.

O director de fotografia do filme, Pedro Patrocínio, recebeu o troféu. O documentário foi também exibido em mostras do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Guadalajara (no México).

“I Love Kuduro”, produzido pela portuguesa BRO e a angolana Da Banda, lembra a origem desta dança urbana luandense e a forma como se propagou pelo mundo. O filme, feito em seis meses, permitiu o contacto e o acompanhamento dos expoentes máximos deste movimento, onde se incluem Nagrelha, Príncipe Ouro Negro e Presidente Gasolina, Tchobari, Francis Boy, Cabo Snoop, Titica, o precursor Hochi Fu e os padrinhos do ritmo, Tony Amado e Sebem.

O kuduro surgiu em Luanda há cerca de 20 anos e consiste numa mistura de batidas electrónicas, toques de dança, animações vocais e movimentos corporais exuberantes numa explosão de cores e estilos.

Rosa Mário, de Moçambique, recebeu o prémio de melhor actriz secundária pela participação no filme “Virgem Margarida”, de Licínio Azevedo. João Viana, do mesmo país, recebeu o prémio de Melhor Argumento, com “A Batalha de Tabatô”.

FacebookTwitterGoogle+