Docente Universitário destaca papel do Presidente da República

 

PR anive1

O professor associado da faculdade de economia da Universidade Agostinho Neto, Joaquim José Miguéis destacou, esta quarta-feira, o papel do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, “na condução de uma cooperação exemplar para o reforço da segurança e da estabilidade política em África”.

Numa palestra sobre a vida e obra do Chefe do Estado angolano, por ocasião do seu 71º aniversário natalício, promovida pela embaixada de Angola em Portugal, José Miguéis disse que além de imprimir uma cooperação exemplar para o reforço da segurança e da estabilidade política em África, sobretudo na região da África Austral, “o Presidente angolano tem-se revelado um parceiro incontornável das Nações Unidas, da União Africana (UA), da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)”.

Ainda em termos de política externa, realçou o contributo do Presidente angolano “na Região dos Grandes Lagos, nomeadamente a pacificação e a estabilização política nas Repúblicas do Congo-Brazaville e do Congo Democrático”.

PRaniver2

Outro “mérito” realçado pelo professor de economia da Universidade Agostinho Neto, foi a visão do Presidente José Eduardo dos Santos na defesa da independência, da soberania, da integridade territorial e da paz; assim como a defesa da dignidade, liberdade e igualdade do homem angolano, como direitos fundamentais dos cidadãos.

A justiça social; a solidariedade, o humanismo e a dignidade da pessoa humana; o trabalho; a equidade no acesso a oportunidades; a defesa da unidade nacional; a estabilidade social e o Estado de direito; bem como a prioridade ao cidadão nacional, em igualdade de circunstâncias, na concorrência com os cidadãos estrangeiros, foram ainda, entre outros, “os grandes princípios impulsionados pelo Presidente José Eduardo dos Santos”, segundo o prelector.

“José Eduardo dos Santos tem sido o motor das transformações em curso no país, liderando directa e pessoalmente a construção de um projecto nacional de erradicação da fome e da miséria, com uma governação eficiente e um Estado forte, com elevado nível de desenvolvimento científico e técnico -cultural, inserido na economia regional e mundial, proporcionando ao povo angolano os mais altos padrões de vida e de bem-estar social”, adiantou José Miguéis.

Além do embaixador angolano em Portugal, José Marcos Barricas, e do embaixador de Angola junto da CPLP, Hélder Lucas, o acto contou com a presença, entre outras, da deputada da bancada do MPLA na Assembleia Nacional, Cândida Celeste; dos cônsules-gerais de Angola no Porto e no Algarve, respectivamente Domingos Custódio Vieira Lopes e Mateus de Sá Miranda, bem como de representantes da comunidade angolana em terras lusas.

O momento cultural foi animado pelo músico Nelo de Carvalho, que cantou músicas do seu repertório e interpretou alguns clássicos urbanos de Luanda, como “Salambinga” (Ngola Ritmos) e “Mu Ndengue Uami” (“Na minha infância”, traduzido de Kimbundo), de Rui Mingas.

No acto, os participantes cantaram os parabéns em honra do Presidente José Eduardo dos Santos, tendo o embaixador Marcos Barrica procedido ao corte do bolo.

 

FacebookTwitterGoogle+