Director Nacional da ADRA defende aposta na Agricultura

Fotografia: Paulo Mulaza

Fotografia: Paulo Mulaza

A agricultura é uma das poucas alternativas para a geração de empregos em massa e garantir à população alimentos de qualidade e em quantidade, referiu o director nacional da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).

Belarmino Jelembi, que falava num seminário técnico sobre segurança alimentar e nutricional, tendo a agricultura familiar como suporte, realçou a capacidade deste sector envolver um maior número de pessoas com menores custos.
“Constatamos que a agricultura nunca deixou de ser o tema central no desenvolvimento do nosso país e tem estado a ser permanentemente referenciada como alternativa ao processo de diversificação da economia nacional”, disse.
Num apelo ao envolvimento dos diferentes sectores da vida nacional, Belarmino Jelembi disse que a segurança alimentar e nutricional só é possível com coordenação institucional e concertação social. O seminário decorreu no Lubango sob o lema “A agricultura familiar suporte da segurança alimentar e nutricional” e visou abordar o impacto das calamidades naturais, recorrentes no sul e noutras regiões do país, na vida da população.
Os participantes reflectiram sobre a necessidade de mecanismos que viabilizem intervenções coordenadas e multi-sectoriais, para garantir e melhorar a segurança alimentar, assim como mitigar os efeitos negativos dos fenómenos climáticos sobre os meios de sustento das famílias.
Durante dois dias, foram abordados assuntos ligados à estratégia nacional de segurança alimentar e nutricional em Angola, à visão e estratégia da agricultura familiar, ao investimento na agricultura, ao caminho mais adequado para a auto-suficiência e segurança alimentar.
O seminário foi organizado pelo Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

FacebookTwitterGoogle+