Diplomatas enaltecem condução da política externa

Os diplomatas angolanos enalteceram nesta quinta-feira, em Luanda, o esforço do Presidente da República, João Lourenço, na condução da Política Externa angolana e o contributo para o desenvolvimento sustentável do País.

O posicionamento dos diplomatas consta do comunicado final do VII Conselho Consultivo do Ministério das Relações Exteriores, que analisou a situação da diplomacia angolana, o reforço da capacidade das suas estruturas centrais e dos seus órgãos executivos, visando elevar a qualidade da diplomática.

Quanto as recomendações, o conselho apontou a realização de seminários consulares, por forma aumentar a coordenação e articulação entre os postos consulares e o Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), como propôs a revisão da tabela de emolumentos consulares, tendo em atenção o princípio da reciprocidade.

Propuseram ainda, uma maior divulgação da realização da Bienal de Luanda a ter lugar em Angola de 18 a 22 de Setembro e a promoção das acções de formação de quadros de forma contínua e permanente.

Os participantes ao conselho sugeriram também a realização de concursos públicos com periodicidade anual, no sentido de garantir a igualdade de oportunidades e a premiação do mérito.

No certame foram homenageados 13 embaixadores, entre os quais Luís José de Almeida, Hendrick Vaal Neto, Diakumpuna Sita José, Domingos Culolo, Benigno de Oliveira Vieira Lopes, João Manuel Bernardo, pelos serviços relevantes prestados à pátria.

FacebookTwitterGoogle+