Diálogo com Cabo Verde
O relacionamento entre os Governos e Parlamentos de Angola e de Cabo Verde dominou o encontro, em Luanda, entre a ministra dos Assuntos Parlamentares, Rosa Micolo, e o seu homólogo Rui Semedo, que está de visita a Angola.
Rosa Micolo disse que os dois departamentos ministeriais mantêm encontros regulares para “aprimorar o relacionamento entre os seus países, apesar de Angola ter um sistema presidencialista e os cabo-verdianos terem adoptado o semipresidencialismo”. A ministra dos Assuntos Parlamentares salientou que, no caso particular de Angola, a missão do Ministério dos Assuntos Parlamentares é assegurar a relação institucional do Titular do Poder Executivo e os seus órgãos auxiliares com o Parlamento.
O ministro dos Assuntos Parlamentares de Cabo Verde, Rui Semedo, valorizou a troca de experiências no processo legislativo, controlo e fiscalização governativa pelo Parlamento.
“Os parlamentos têm dinâmicas próprias porque são constituídos por deputados de diversas origens e partidos políticos”, salientou o governante cabo-verdiano, que disse ter ficado com uma “impressão extremamente positiva” das visitas que efectuou ao Memorial António Agostinho Neto e ao Museu de História Militar, pela valorização do percurso histórico do povo angolano.