Dia de África destaca comida angolana na Turquia

O stand de Angola, com suas iguarias típicas, foi um dos mas visitados numa feira em Ankara organizada para celebrar o 25 de Maio, Dia de África.

Os pratos calulu, kizaca, funge de bombó e de milho foram muito apreciados nesta actividade. Na abertura do acto foram exibidas imagens dos 28 países africanos com representações diplomáticas na Turquia. Angola apresentou o documentário “Bem vindo a Angola”.

“Gostei da comida angolana, é muito saborosa e diferente, principalmente essa coisa (doce de ginguba)”, disse o estudante universitário Murat.

As festividades do Dia de África na Turquia iniciaram-se quinta-feira organizadas com o contributo da Universidade de Gazi, em Ankara. Na ocasião, foram assinados acordos académicos com universidades africanas. Na abertura do acto foram exibidas imagens dos 28 países africanos com representações diplomáticas na Turquia. Angola apresentou o documentário “Bem vindo a Angola”.

As actividades compreendem realizações culturais, gastronómicas e partidas de futebol. O vice-primeiro-ministro turco, Besir Atalay, presidiu ao acto, que contou com a presença do reitor da universidade, Suleyaman Buyukberber, do decano do grupo de embaixadores africanos na Turquia, o Embaixador da Nigéria, Ahmed Abdulhamid Madori, e membros do corpo diplomático em Ankara, estudantes africanos e turcos, entre outros convidados.

A cerimónia registou a assinatura de acordos que envolveram reitores de universidades do Kênia, Nigéira, Senegal, República Democrática do Congo (RDC), Niger, Somália, Gâmbia e do Uganda a Universidade de Gazi.

O decano do grupo africano, o embaixador Ahmed Abdulhamid Madori, fez a entrega do troféu ao vencedor de uma partida de futebol entre africanos e turcos, em que os africanos ganharam por 2-1.

No fim do dia, o corpo diplomático africano ofereceu uma recepção a todos os africanos, entre estudantes, diplomatas e  personalidades residentes em Ankara, para comemorar o 51º aniversários do Dia de África que vai assinalar-se neste domingo.

A Universidade de Gazi é pública e das mas importantes na Turquia. Detém 48 centros de pesquisa e sete institutos de pós-graduação. Este ano acolhe cerca de 77 mil estudantes, dos quais cinco mil estão matriculados no programa de pós-graduação.

FacebookTwitterGoogle+