Dezenas de projectos agrícolas financiados
O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) concedeu este ano um financiamento de 15 mil milhões de Kwanzas a 28 agricultores filiados na Cooperativa Aurora Impulo, no município de Quilengues, província da Huíla.
O vice-presidente da cooperativa, Almeida Pinho, esclareceu que a verba serviu para aquisição de meios de trabalho como charruas, enxadas, tractores e suas alfaias, fertilizantes e sementes diversas.
Almeida Pinho informou que a cooperativa remeteu ao Banco Angolano de Desenvolvimento mais de 100 projectos para financiamento cuja aplicação visa criar e desenvolver o pólo agro-industrial na região.
O cooperativista disse igualmente que o banco estabeleceu quatro anos como prazo para o reembolso dos valores, sendo que a cobrança só se efectiva depois da produção e da comercialização dos produtos.
“Esperamos que todos os beneficiários deste crédito de quatro anos depois devem assumir o reembolso dos valores em causa para que outros associados tenham também oportunidade de obter créditos para a abertura de vários negócios”, realçou.
A cooperativa Aurora Impulo foi criada em 2004, no município de Quilengues, e controla 220 associados que desenvolvem acções com vista ao fomento da produção agro-industrial da região.
O município de Quilengues tem uma população estimada em 123 mil habitantes e dista 143 quilómetros do principal centro urbano da Huíla, a cidade do Lubango.