Deputada aplaude aumento sustentado da população angolana

Angop

Angop

A presidente do Grupo Nacional da União Inter-parlamentar (UIP), Carolina Cerqueira, ressaltou hoje (domingo) em Genebra, Suíça, a importância dos programas do Executivo Angolano tendentes ao aumento, de forma sustentada, da população nacional.

Em declarações, à margem da participação da delegação angolana na 19ª Reunião das Mulheres Parlamentares da UIP, a parlamentar disse ser necessário que o país esteja povoado e a população seja distribuída de forma planificada.

“Somos um país que conheceu uma guerra civil e tem necessidade de uma população activa e dinâmica, que possa responder às necessidades do desenvolvimento duradouro”, declarou.

Para si, são muito importantes os programas gizados para aumentar a população, mas é importante aplicá-los com cautela, pois qualquer plano deve ter em conta o número actual da população, onde está a residir e como cada um pode participar no desenvolvimento nacional.

Carolina Cerqueira destacou o facto de Angola ter uma população extremamente jovem e um grande número de percentagem de mulheres.

De igual modo, informou, afloraram a realidade das políticas do planeamento familiar gratuito e a forma como o Executivo está a acompanhar o crescimento demográfico das populações.

Disse que as deputadas participantes estão a reflectir sobre a forma como os parlamentos do Mundo podem auxiliar e interpretar as políticas de desenvolvimento aprovadas pelos governos, para darem forma e transformarem em factos estas políticas e os programas.

Para si, é fundamental que os parlamentos apoiem estes programas para o desenvolvimento efectivo dos seus países.

Outro aspecto que disse estar em realce nesta reunião de mulheres é a questão da educação, tendo realçado as realidades da India.

“Nós escutamos a experiência de outros países, muito importantes, como é o caso da India, do Senegal e do Rwanda, em que se referiram à educação para a saúde e defesa do meio ambiente. São premissas que levam ao desenvolvimento duradouro de um desenvolvimento humano, robusto e sustentável”, expressou.

Para esta reunião de mulheres, adiantou que Angola vai trazer a sua experiência e realidade, através dos programas ambiciosos que tem vindo a aprovar, sobretudo do Plano Nacional de Desenvolvimento, a implementar até 2025.

Disse que a delegação de Angola está a ser muito elogiada pelas demais participantes, pelo facto de ser constituída por 60 porcento de mulheres.

“Está a ser bem visto pelas outras delegações e reflecte de o  facto o papel e o posicionamento e a grande credibilidade que é dada às mulheres na vida politica, tanto a nível dos parlamentos, quanto do executivo”, complementou.

Esta 19ª reunião das Mulheres Parlamentares da UIP vai decorrer em paralelo com o Encontro da Associação dos Secretários Gerais dos Parlamentos membros da UIP, que
tem como ponto fulcral a eleição do Secretário-geral da UIP.

As duas reuniões são realizadas no âmbito da 130ª Assembleia da UIP, em que Angola participa com uma delegação de oito deputados, encabeçada pelo Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

A comitiva parlamentar angolana integra ainda os deputados Carolina Cerqueira, Raúl Danda, Guilhermina Prata, Exalgina Gamboa, Lindo Bernardo Tito, Nvunda Salucombo, Carolina Cristina Elias e Larissa Chiola José.

FacebookTwitterGoogle+