Defendida industrialização agrícola

Fotografia: JA
O ministro da Economia defendeu ontem, no Uíge, a elaboração de uma estratégia para a industrialização da actividade agrícola na província e um melhor aproveitamento dos recursos endógenos face à existência abundante de matérias-primas.
Abraão Gourgel falava na abertura do III Fórum Provincial de Oportunidades de Negócios e Investimentos, que decorre sob o lema “Uíge, revitalizar a economia local, diversificando as fontes de investimento, rumo ao desenvolvimento”, na sala de conferências do Grande Hotel do Uíge.
O ministro da Economia sublinhou que num horizonte de curto prazo, vislumbra-se um excelente potencial para a actividade de industrialização de tubérculos e raízes viradas à alimentação humana e animal, além da produção de arroz, de óleo vegetal e de palma, assim como a indústria de transformação da madeira orientada para a construção civil.
Abraão Gourgel afirmou que os recursos da província permitem desenvolver indústrias, como a de produção de conservas de frutas e hortícolas, de bebidas não alcoólicas, de café e de derivados lácteos. “Num horizonte de longo prazo, a província pode habilitar-se a produzir materiais para a construção, como tijolo, telha e pré-fabricados de betão, além de estruturas metálicas, produtos eléctricos e tubos diversos ”, perspectivou.
O ministro Abrão Gourgel considerou ser urgente que o Uíge passe da agricultura de subsistência para a produção extensiva, para abastecer suficientemente o mercado e sustentou que a província dispõe de recursos naturais que abrangem desde as matérias- primas agrícolas até aos recursos minerais e geológicos, cuja valorização pressupõe a sua exposição nos mercados e explica a importância dos investimentos públicos na construção de estradas e caminhos-de-ferro.
“Uíge é uma zona de equilíbrio económico, onde devido à abundância de recursos naturais, matéria-prima agrícola, recursos minerais e geológicos, pode nos próximos tempos integrar na sua economia a aglomeração de capitais através dos eixos e corredores de ligação Uíge-Malanje.”
Para a realização das tarefas do relançamento económico, o ministro Abraão Gourgel manifestou a disposição do Executivo financiar as empresas através do Programa “Angola Investe”, que facilita o acesso das micro, pequenas e médias empresas aos financiamentos bancários, mediante o fundo de garantia de crédito bonificado dos juros.
Importância da fronteira com RDC Abraão Gourgel aconselhou os investidores no sentido de explorarem a proximidade da província com a República Democrática do Congo (RDC), pois, constitui um importante mercado consumidor que pode absorver os produtos originários do Uíge face ao potencial económico da província em relação aos desafios que deve ultrapassar, disse.
O governador provincial do Uíge garantiu que a província apresenta indicadores positivos para a realização de qualquer negócio e aguarda apenas pelos investidores. Paulo Pombolo considerou ser indispensável a participação empresarial privada para a dinamização económica da província e reiterou o apoio institucional aos investidores que aceitarem o desafio.
“Estamos convencidos de que precisamos do vosso capital financeiro e técnico, quer sejam micro ou médias empresas. O importante é que trabalhem na promoção económica da região, melhorando a qualidade de vida das populações. Podem contar sempre com a nossa ajuda”, afirmou Paulo Pombolo.
O governante referiu que no âmbito do Plano Provincial de Desenvolvimento, a província tem como desafio reforçar a sua capacidade produtiva e orientar a sua especialização de forma a passar de uma agricultura camponesa de subsistência para uma agricultura de mercado, revitalizando para isso a exploração do café e desenvolvendo a exploração florestal, fazendo surgir pequenas indústrias transformadoras.
O III Fórum de Oportunidades de Negócios e Investimentos do Uíge serviu para apresentar as potencialidades económicas da província nos sectores agro-industrial, comércio e turismo. A actividade que se realizou ontem e hoje, no quadro das festividades dos 97 anos da cidade do Uíge, é uma iniciativa do Governo Provincial que visa revitalizar a economia e diversificar as fontes de investimentos através de parcerias público-privadas.