Cultura Cokwe na EXPO Dubai 2020

IMAGEM DO PENSADOR
FOTO: KINDA KYUNGU
20 Novembro de 2019 | 13h41 – Actualizado em 20 Novembro de 2019 | 14h10
A cultura Côkwe enraizada, sobretudo, nos povos do Leste do país (Moxico, Lunda Sul e Lunda Norte), possuindo usos e costumes místicos, estará em evidência no pavilhão de Angola na Expo/Dubai 2020, que acontecerá de 20 de Outubro de 2020 a 10 de Abril de 2021.
Para o efeito, está um grupo de pesquisadores na província da Lunda Norte para, em sete dias, realizarem pesquisas sobre os aspectos culturais do povo tchokwe, que permitirão a produção do livro oficial do pavilhão de Angola com o tema “Da tradição a inovação“.
A província da Lunda Norte é constituída por grupos etnolinguísticos, os Tchokwes, Lundas (Arund), Balubas, Kakhongos, Imbangalas, Bondos, Songos, entre outros, que se revêem no seu rico folclore e na execução da arte de produção do artesanato, com destaque para as esculturas de madeira e na construção de habitações típicas tradicionais.
O exemplo disto é a máscara “Mwana phowo” (que representa a beleza e o encanto das mulheres cokwe) e o “Samanhonga” (pensador), peças que mais atraem os turistas que visitam esta região.
A expo
A decorrer nos Emirados Árabes Unidos, no período de 20 de Outubro de 2020 a 10 de Abril de 2021, a Expo 2020 Dubai será um destino global para milhões de pessoas compartilharem ideias, mostrarem inovação, incentivarem a colaboração.
Na primeira exposição mundial a ser realizada por um país árabe e muçulmano, são esperados cerca de 25 milhões de visitantes, tornando este o primeiro evento do género a atrair mais visitantes internacionais do que os participantes locais.
Mais de 190 países já se inscreveram para participar da Expo, cujo local ocupa 4,38 quilómetros quadrados e está localizado no distrito sul de Dubai, perto do Aeroporto Internacional Al Maktoum, terá sua própria estação de metrô, capaz de transportar 36 mil passageiros/hora.
A primeira Expo Mundial foi realizada em 1851 no Palácio de Cristal de Londres e era conhecida como A Grande Exposição das Obras da Indústria de Todas as Nações, tendo sido exibidas cerca de mil objectos mostrando as invenções da revolução industrial.
A exposição mais recente, iniciada em 2015, foi realizada em Milão, Itália, sob o tema “Alimentando o planeta, energia para a vida”.
As invenções que surgiram incluem árvores solares e elevadores de economia de energia – algo que seria útil nos Emirados Árabes Unidos com todos os arranha-céus.