AN cria Grupos de Acompanhamento e de Amizade e Solidariedade

O Grupo Interparlamentar da Assembleia Nacional (AN) apreciou, esta quarta-feira, em reunião Plenária Ordinária, a composição dos Grupos Nacionais de Acompanhamento e dos Grupos de Amizade e Solidariedade.

O Projecto de Resolução da composição nominal e a designação das respectivas direcções vai à discussão e aprovação na 2ª Reunião Plenária Ordinária da Assembleia Nacional, que se realiza esta quinta-feira (24).

O Grupo Interparlamentar da Assembleia Nacional (GIAN) persegue a dinamização das relações internacionais e de cooperação interparlamentar entre a Assembleia Nacional e outros parlamentos ou organizações interparlamentares

Os integrantes dos 11 grupos de acompanhamento e 29 de amizade e solidariedade, criados pelo GIAN, foram indicados pelos grupos parlamentares do MPLA, da UNITA, do PRS/FNLA e pela representação política do Partido Humanista de Angola (PHA).

Foram criados os Grupos Nacionais de Acompanhamento da União Interparlamentar (UIP) e de Acompanhamento aos Parlamentos dos Países Europeus e ACP/UE.

Este ultimo integra os Grupo Nacional da Assembleia Paritária ACP/UE, de Amizade e Solidariedade, incluindo todos os países da Europa à excepção de Portugal.

O GIAN criou, também, o Grupo Nacional de Acompanhamento aos Países de Língua Portuguesa, que integra o Grupo Nacional da Assembleia Parlamentar da CPLP, os Grupos Nacionais de Amizade e Solidariedade com Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Já o Grupo Nacional de Acompanhamento às Organizações Parlamentares Africanas integra o Grupo Nacional do Parlamento Pan-Africano e o Grupo Nacional da União Parlamentar Africana.

Por outro lado, o Grupo Nacional de Acompanhamento às Organizações Parlamentares Regionais integra o Grupo Nacional do Fórum Parlamentar/SADC, o Grupo Nacional do Fórum Parlamentar/CEEAC e o Grupo Nacional do Fórum Parlamentar/CIRGL

O Plenário apreciou, também, a criação do Grupo Nacional de Acompanhamento aos Parlamentos de África.

Este grupo integra os Grupos de Amizade e Solidariedade com a África do Sul, com Argélia, RDC e Congo, com a Namíbia e Botswana, com a Nigéria, Marrocos a Zâmbia.

Foi também criado o Grupo Nacional de Acompanhamento às Organizações Internacionais.

Este grupo integra os subgrupos para acompanhar os Fóruns Parlamentares organizados pelas Agências das Nações Unidas (OMC, FNUAP, OMS, OIT), pelas Organizações Financeiras Internacionais (FMI, BM, G20 e outros), Fóruns Multilaterais Epecializados (ODM, Rio+, Beijing+) e pelas organizações internacionais como BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e RSA) e MERCOSUL.

De igual modo, o Grupo Nacional de Acompanhamento aos Parlamentos da América do Sul integra os Grupos de Amizade e Solidariedade com a Argentina, Chile, Equador e Uruguai.

Já o Grupo Nacional de Acompanhamento aos Parlamentos da Ásia e Oceânia integra os Grupos de Amizade e Solidariedade com a China, Coreia do Norte, com a Coreia do Sul, as Filipinas, Índia, Indonésia e Japão, Singapura e com o Vietname.

Por último, o GIAN criou o Grupo Nacional de Acompanhamento aos Parlamentos do Médio Oriente, que integra os Grupos de Amizade e Solidariedade com Israel, com os Emiratos Árabes Unidos e Irão.

FacebookTwitterGoogle+