Crescem exportações para o Reino Unido
As exportações de Angola para o Reino Unido subiram 50 por cento no primeiro semestre deste ano, com vendas de 582,2 milhões de dólares, disse na quarta-feira, em Luanda, a ministra do Comércio.
Rosa Pacavira, que falava na cerimónia de lançamento da Câmara de Comércio Angola/Reino Unido, afirmou que no mesmo período de 2014 as exportações angolanas ascenderam a 292,9 milhões e que as importações a partir do Reino Unido atingiram 318,164 milhões contra 1.157,5 milhões de dólares no ano passado.
“É importante realçar que as estatísticas evidenciam uma forte relação comercial, obedecendo aos princípios da Organização Mundial do Comércio e da Câmara de Comércio Internacional”, referiu. A ministra lembrou que a Câmara de Comércio Angola/Reino Unido pretende incrementar o comércio e investimentos de empresas de vários ramos de actividade dos dois países .
Rosa Pacavira recordou igualmente que o Executivo facilita a actuação das empresas ao simplificar “os procedimentos legais” e agilizar “os modos de concessão de vistos”. A ministra referiu também que a Assembleia Nacional aprovou a Lei dos Investimento Privado, que se aplica a investimentos externos de qualquer montante e estabelece benefícios e incentivos fiscais a investimentos estrangeiros, cujo mínimo seja um milhão de dólares. Rosa Pacavira acentuou que com a criação desta Câmara, que tem o apoio institucional da Agência de Promoção de Investimentos e das Exportações, das Unidades Técnicas de Apoio ao Investimentos Privado e do Ministério do Comércio, “estão criadas condições para a captação de investimentos, bem como para o estabelecimento de parcerias públicas e privadas para o desenvolvimento sustentável dos dois países”.
A Câmara pretende fornecer vários meios, principalmente pela página Web www.ukangolanchamber.co.ao, que começa já a funcionar em Dezembro, informações aos associados. A Câmara, dirigida pelo angolano Braúlio de Brito, anunciou a organização uma série de iniciativas destinadas ao contacto regular entre os seus membros.
A cerimónia de apresentação da Câmara do Comércio Angola e Reino Unido, realizou-se na Embaixada do Reino Unido.