Crédito a clientes indica crescimento

Fotografia: Kindala Manuel

Fotografia: Kindala Manuel

As instituições financeiras angolanas aumentaram no ano passado em relação ao anterior em 14 por cento o crédito a clientes no ano de 2013, refere o estudo “Banca em Análise” da Deloitte Angola, que é divulgado hoje, em Luanda.

Na cerimónia, que reúne representantes de vários operadores nacionais, entre os quais da Catoca, Imogestin, Grupo Opaia e Terras do Futuro, devem participar o ministro das Finanças e o governador do Banco Nacional de Angola (BNA).
O estudo salienta que também este ano em relação ao anterior, os bancos registaram um crescimento de 12 por cento no volume de activos e de 13 por cento nos resultados líquidos.
O presidente da Deloitte Angola disse ao Jornal de Angola que se observou “um assinalável aumento do volume de activos da banca nacional” acompanhado de um também assinalável crescimento dos resultados consolidados do sector.
Rui Santos salientou que o mercado angolano registou no ano passado um crescimento do nível de incumprimento no crédito concedido e que já neste se verifica “a necessidade de intervenção do Banco Central numa instituição relevante do sector”.
Nos principais indicadores de resultados consolidados de todo o sistema bancário, o estudo destaca o crescimento dos activos em 12 por cento, que os fazem chegar aos 6.621 mil milhões de kwanzas. O estudo revela que os depósitos de clientes registaram um aumento de 17 por cento para um valor total de 4.637 mil milhões de kwanzas.
O crédito concedido subiu 14 por cento para 2.710 mil milhões de kwanzas e igual crescimento foi verificado no lucro líquido do conjunto da banca, que atingiu 92 mil milhões de kwanzas.

Qualidade dos serviços

A qualidade dos serviços financeiros prestados no país foi pela primeira vez objecto do estudo da Deloitte Angola, realizado à margem da 9ª edição do Banca em Análise. Fonte da empresa disse que o estudo é a resposta” a um desafio anteriormente lançado pelo governador do BNA.
O Presidente da Deloitte Angola  realçou ao Jornal de Angola a importância do encontro de hoje contar com “uma visão externa ao sector financeiro, com o contributo de reconhecidos gestores que partilham a visão que têm sobre o papel da banca na actividade das suas organizações”.
A Banca em Análise é o estudo de referência do sistema financeiro angolano que a Deloitte realiza desde 2006.
O estudo compara os bancos em termos de dimensão, rentabilidade e eficiência, juntando estudos globais da economia e do sector, bem como entrevistas com os protagonistas.
A análise sobre a Qualidade de Serviço Financeiro, trabalho elaborado este ano pela primeira vez pela Deloitte, destina-se a avaliar a qualidade dos serviços financeiros prestados pelos bancos com actividade comercial.
O Observatório da Inclusão Financeira (OIF) constitui uma plataforma de diálogo e colaboração entre agentes económicos, órgãos reguladores, instituições financeiras e sociedade civil no processo de inclusão da população num sistema financeiro acessível e transparente.
O mais recente artigo e caso de estudo do Observatório da Inclusão Financeira foram divulgados na 9ª edição do “Banca em Análise”. A Deloitte começou a operar em Angola em Maio de 1997, com um escritório, na cidade de Luanda, prestando serviços profissionais de Auditoria, Consultoria Fiscal, Consultoria de Gestão e Outsourcing em todos os sectores económicos.

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