CPLP elogia papel de Angola em Missão de Observação Eleitoral
O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), embaixador Zacarias da Costa, elogiou hoje (sexta-feira), em Luanda, o papel de Angola na Missão de Observação das Eleições Gerais, realizadas recentemente em Timor Leste, encabeçada pelo diplomata Itinerante angolano, José Alves Primo.
O Secretário Executivo da CPLP fez este elogio durante um encontro de trabalho om o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António.
O Secretário Executivo da CPLP, que se encontra em Angola para participar da VI Reunião da Saúde da Comunidade dos Paises de Língua Portuguesa, aproveitou o momento para fazer o ponto de situação ao ministro Téte António, na qualidade de Presidente do Conselho de Ministros em exercício da organização.
Durante o encontro, as duas individualidades debruçaram-se sobre o apoio que o governo de Angola tem dado à organização, bem como passaram em revista a questão da calendarização das Reuniões de Ministros e Estatutarias da CPLP e da concertação política e diplomática no seio desta comunidade lusófona.
De igual modo, evocaram a questão do Acordo de Mobilidade, instrumento jurídico já ractificado pelo Governo angolano, faltando apenas o seu depósito legal.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é o foro multilateral privilegiado para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus Membros.
Criada em 17 de Julho de 1996, a CPLP goza de personalidade jurídica e é dotada de autonomia financeira.
A Organização tem como objectivos gerais a concertação político-diplomática entre seus Estados Membros, nomeadamente para o reforço da sua presença no cenário internacional, a cooperação em todos os domínios, inclusive os da educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, administração pública, comunicações, justiça, segurança pública, cultura, desporto e comunicação social, além da materialização de projectos de promoção e difusão da língua portuguesa.
A organização rege-se pela igualdade soberana dos Estados membros,
não-ingerência nos assuntos internos de cada Estado, respeito pela sua identidade nacional, reciprocidade de tratamento, primado da paz, da democracia, do Estado de direito, dos direitos humanos e da justiça social.
Vela ainda pelo respeito da integridade territorial, promoção do desenvolvimento e da cooperação mutuamente vantajosa.
O encontro de trabalho entre on ministro Téte Antonio, e o Secretário Executivo da CPLP, foi assistido pelos embaixadores Carlos Sardinha, director da Cooperação Internacional do Mirex e Ponto Focal Nacional da CPLP e Oliveira Encoge, Representante Permanente de Angola junto da organização.